Retirar o açúcar da dieta de um dia para o outro não é nada fácil – nem recomendado. Porém, é possível reduzir seu consumo com medidas práticas no dia a dia. “Não existe consumo saudável ou recomendável para o açúcar. A orientação que podemos dar é: consuma o mínimo possível”, indica a nutricionista Patricia Davidson. Do café da manhã à ceia, faça boas escolhas e ganhe mais saúde!
1 – Comece devagar
Qualquer alimento que seja retirado da alimentação de repente pode provocar uma espécie de abstinência, que levará a um posterior abuso no futuro. Em especial no caso do açúcar, que pode provocar dependência, o ideal é retirá-lo gradativamente. Limitar o consumo para um ou dois dias da semana é uma boa dica. Deixe as gostosuras mais calóricas apenas para os dias escolhidos. Mas não vale comer uma caixa inteira de bombons – uma porção pequena já sacia a vontade e é suficiente para o prazer sem arrependimento.
2 – Escolha certa
O açúcar refinado é o pior tipo, já que não contém nenhum nutriente e muita caloria. Assim, quando for inevitável usar o ingrediente, opte pelas versões menos refinadas, como o mascavo e o demerara.
3 – Lanches saudáveis
Os momentos de pausa para o lanche entre as principais refeições não precisam ser regados com bolachas, bolos e afins. Prefira opções mais saudáveis, como castanhas e frutas secas. Práticas, podem ser guardadas na gaveta do trabalho ou na bolsa, e têm o bônus de serem fontes de nutrientes.
Saiba mais:
Diabetes infantil: saiba o que os pais podem fazer!
Sal marinho: é mais saudável porque contém menos sódio
4 dicas para ter uma alimentação equilibrada
4 – Doce saudável
Se for inevitável adoçar uma bebida ou um prato, prefira o mel. Natural, é fonte de minerais e não contém substâncias químicas, como o açúcar refinado, por exemplo. Mas cuidado com a quantidade: ele é muito calórico.
5 – Sucos de verdade
Sucos de caixinha são ricos em açúcar. Na realidade, muitos nem são chamados de suco, pois possuem pouca quantidade da substância natural. A maioria leva o nome de néctar, devido a grande presença de açúcar. Por isso, o ideal é optar por sucos naturais.
Consultoria Patrícia Davidson, nutricionista