Com aroma suave e sabor refrescante, a hortelã (Mentha piperita) foi incorporada ao dia a dia como tempero e remédio caseiro para problemas de saúde sem gravidade. Os óleos essenciais da erva, ricos em mentol e carvona, e os flavonoides (apigenina, rutina e luteolina) garantem suas reconhecidas propriedades medicinais.
Serve para quê?
Ela é recomendada como antisséptica, expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, anestésica, antialérgica, antioxidante, para dores reumáticas e nevralgias. Antigripal, expectorante e fluidificante, o chá feito com suas folhas é eficiente no combate a resfriados, febres e na eliminação do catarro. Anti-inflamatória, ajuda no tratamento de problemas na garganta. Em casos de sinusite e bronquite, a inalação de seu óleo desobstrui as vias aéreas.
Bom funcionamento
Como tônico e estimulante, a erva combate a má digestão, estimula o processamento da gordura ingerida nas refeições e ajuda na eliminação de gases, acabando com as cólicas intestinais e biliares. Ela também elimina o excesso de líquidos retidos pelo organismo, ajudando na redução de inchaços.
Cabeça e pele nota 10!
A hortelã também tem ação depurativa e ameniza erupções na pele. Por aumentar o fluxo de sangue no cérebro, melhora o desempenho desse órgão e a capacidade de concentração e memorização.
Saúde da mulher
Dependendo da quantidade (que deve ser prescrita por um especialista), também apresenta papel importante na reposição hormonal feminina e redução dos calores da menopausa.
Limpeza geral
Pesquisadores da Universidade Federal de Brasília (UNB) descobriram que a erva contém óxido de piperitenona, substância que age como vermífugo.
Indicada para:
- gripe e resfriado
- expectorar catarro
- febre
- asma e bronquite
- melhorar a circulação
- cólicas intestinais
- eliminar excesso de líquidos
- gases
- melhorar a atividade cerebral
- sinusite
- ansiedade e nervosismo
- insônia
- mau hálito
Contraindicações: não deve ser ingerido por gestantes, crianças, bebês, portadores de úlcera e gastrite ou pessoas com sudorese excessiva e enxaqueca crônica
LEIA TAMBÉM:
- Músculo com hortelã
- Hortelã: 9 coisas que você precisa saber sobre essa erva!
- Salada de abobrinha com nozes, damasco e hortelã
- Confira a receita de 10 drinks alcoólicos que são a cara do verão!
Redação Alto Astral