Quer motivo pior que problemas com dinheiro para não deixar você relaxar? Com mudanças simples no dia a dia você pode evitar estresse, dor de cabeça e conta no vermelho: é só organizar suas finanças!
Troque e economize
Para Amilton Küster, instrutor do curso de Finanças Pessoais do Senac EAD, você “tem que equilibrar disponibilidade financeira com o grau de necessidade dos cuidados pessoais; substituir produtos de marca por produtos promocionais; trocar salões de beleza mais sofisticados por uma profissional que atenda por um preço melhor em sua casa; e por aí afora”.
Dá para cortar?
Você também pode dividir as despesas entre indispensáveis (como alimentação, moradia, transporte e medicamentos) e gastos supérfluos (como refeições fora de casa, viagens a passeio e planos caros de telefonia) para ver onde é possível reduzir os custos. “Com essas informações é possível identificar facilmente quais ajustes terão que ser feitos para os meses seguintes. Porém, é preciso ter disciplina para seguir o planejamento: nada de compras por impulso”, destaca o instrutor.
Planejamento é a chave
Lembre-se que cortar o supérfluo não significa perder a vida social ou deixar de comprar aquela peça de roupa. “Com planejamento é possível se programar para ter um dinheiro todo mês para sair com as amigas e comprar à vista aquela peça de roupa tão desejada”, explica Küster.
Para a família inteira
Outro ponto importante é que a família siga essas regrinhas, evitando o desperdício, por exemplo. Lâmpadas e equipamentos eletrônicos devem ser desligados sempre que não estiverem em uso; compras em supermercado devem ser programadas e restritas; material de higiene deve ser comprado e usado sem exageros. “Os filhos precisam ser conscientizados e levados a participar do esforço de redução dos custos”, finaliza.
Informações: Senac Nacional – Educação a Distância. www.ead.senac.br
LEIA MAIS:
- Receitas com sobras: economia e muito sabor!
- O maior erro que você pode fazer com o seu dinheiro
- Confira serviços de consultoria gratuitos sobre finanças