Buscar alguém para fazer sociedade pode ser uma solução para você que deseja abrir seu próprio negócio, mas acredita que sozinha não dará conta. Porém, como unir propósitos não é simples, é preciso cuidado para escolher um parceiro e, assim, evitar aborrecimentos e, principalmente, o fracasso do seu sonho profissional. A advogada Mariana Craveiro, especialista no assunto, dá as dicas.
O início da sociedade
“Do ponto de vista jurídico, uma sociedade só deve ser feita quando estiverem claros os dados econômicos, de risco/retorno do negócio e os direitos e deveres de cada uma das partes”, orienta Mariana. Planejamento é a palavra, e é preciso vencer a ansiedade típica da fase. Óbvio, esclarecer as expectativas dos envolvidos é fundamental. Registre tudo por escrito, em contrato, a fim de evitar discussões futuras.
Problemas mais comuns
- Falta de planejamento.
- Dificuldade de comunicação e transparência entre os sócios e entre eles e o administrador do negócio.
- Passividade de uma parte em relação à outra (quando deixa de pedir esclarecimentos, informações, etc.).
- “Abandono” da administração a apenas uma das partes.
- Falta de formalidade, como a solicitação de informações por escrito.
Segredos do sucesso
- Pense igual: tenham objetivos comuns. Alto-astral: mantenha o clima positivo e o bom humor.
- Valores: conheça os limites morais de cada um.
- Complementares: se você é desorganizada, queira alguém que possa cuidar de toda a burocracia do seu negócio. Coragem: empreender não combina com espírito conservador. A
- Amigos, amigos, negócios à parte: separe amizades e parentes dos negócios, se acha que pode perder alguma dessas relações.
Dica de expert
Antes de decidirem pela sociedade, reúnam, você e seu futuro sócio, o máximo possível de informações sobre o negócio e um sobre o outro. Conversem sobre as expectativas, quais são os riscos que estão dispostos a assumir e, principalmente, escrevam e registrem tudo isso. “É muito importante consultar um advogado, que poderá alertar para pontos que leigos no tema muitas vezes não se dão conta. Geralmente, sai mais caro consultar esse profissional diante de algum problema futuro”, alerta a especialista. E não se esqueça: é preciso, na vida da sociedade, acompanhar de perto a sua administração e cuidar para que tudo seja feito de forma organizada e com o apoio de profissionais, como contadores, por exemplo.
TEXTO: Marcella Moreira
LEIA MAIS:
Saiba como administrar o próprio negócio
Atraia dinheiro e sucesso com talismãs orientais
Aplicativos para conseguir dinheiro extra pela internet