A água de coco é famosa por ter um gosto suave e levemente adocicado, capaz de agradar aos paladares mais exigentes. E como fazer para que seu consumo seja ainda mais saboroso e também realizado da maneira correta? Primeiramente, é importante ressaltar que esse líquido pode ser consumido tanto isoladamente quanto combinado com outros ingredientes saudáveis. “A água de coco é excelente para ser consumida pura, de preferência bem gelada e com o coco aberto na hora”, recomenda a nutricionista Glaucia Figueiredo Braggion. Mas você também pode preparar diferentes receitas, como sucos e shakes.
Saiba mais!
Conheça outras vantagens da água que vem do coco
Alimentos medicinais que ajudam a emagrecer
Opções saudáveis para turbinar o a saúde
Misturada a outros ingredientes
Além da versão tradicional, existem diversas receitas para tornar a água de coco ainda mais agradável de beber. “Ela serve como uma excelente base para preparação de bebidas refrescantes e nutritivas, como sucos feitos com polpa de fruta fresca batida com a água de coco”, exemplifica Glaucia. Dessa forma, além de deixar as bebidas muito mais nutritivas e saborosas, essa mistura funciona muito bem para agregar vitaminas e minerais na dieta de forma gostosa e natural.
Na hora de realizar as combinações, a criatividade de quem prepara pode dar as caras. A nutricionista funcional Mariana Duro oferece uma alternativa para quem busca inserir cada vez mais a água de coco no cardápio. “Bater água de coco com hortelã e armazená-la em cubos de gelo pode ser uma excelente opção para obter gelinhos digestivos, saudáveis e super-refrescantes para o verão”, ensina.
In natura X Na caixinha
Sem dúvidas, a opção natural é a mais recomendada pelos especialistas. “As versões de caixinha ou industrializadas da água de coco sofrem com a adição de alguns conservantes, na maioria das vezes”, aponta Glaucia. Por isso, caso resolva comprar uma embalagem dessas, o consumidor deve prestar bastante atenção ao rótulo e verificar se a marca que escolheu sofre adição de substâncias como conservantes e demais aditivos. Além disso, a Glaucia relata que, no processo de conservação que ocorre nas versões industrializadas, acontece a caramelização dos açúcares, que dá um sabor muito adocicado à esse líquido. “Mesmo assim, na falta da versão fresca, a de caixinha pode ser prática, mas deve funcionar sempre como uma opção e não como a forma principal de consumo”, complementa.
Atenção com o fruto!
Ainda que 1 copo (250ml) de água de coco conte com cerca de 44kcal, o coco é um fruto calórico, que deve ser consumido com moderação, para assim assimilar as suas maiores propriedades, que incluem a gordura insaturada, a qual ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim no corpo.
Texto: Victor Santos
Consultoria Glaucia Figueiredo Braggion, nutricionista; Mariana Duro, nutricionista funcional