Que o açúcar refinado faz mal, todo mundo sabe, mas que ele é tão prejudicial quanto o cigarro ou o álcool ainda é desconhecido para muita gente. Muito além do excesso de calorias e do ganho de peso, em grande quantidade, essa substância altera o metabolismo do indivíduo, aumentando sua pressão arterial, interferindo no funcionamento dos hormônios e provocando danos significativos ao fígado. Um estudo desenvolvido pelo Hospital Pediátrico Benioff da UCSF, e publicado na revista Obesity, comprovou que, apenas retirando a substância da dieta (inclusive a presente nos alimentos processados), já há uma melhora os níveis de colesterol, triglicérides e de pressão em crianças e adolescentes de 9 a 18 anos. Buscar opções para adoçar sem açúcar e diminuir a quantidade da substância faz toda a diferença!
Açúcar é tóxico?
O alerta para os perigos do consumo excessivo do açúcar veio da pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (UCSF), em São Francisco (EUA), e publicada na revista Nature em 2012, afirmando que seus danos são semelhantes aos provocados pelo excesso de álcool e tabaco. Segundo o autor principal do estudo, Robert H. Lustig, nem todas as calorias são iguais. “Há boas calorias e más calorias, assim como há boas gorduras e más gorduras, bons aminoácidos e maus aminoácidos, bons carboidratos e maus carboidratos“, disse Lustig. “Mas o açúcar é tóxico, além de suas calorias“, completa.
Confira alimentos que garantem o gostinho adocicado e podem substituir o açúcar das suas receitas:
Consultoria: Christiane Bergamasco, nutricionista clínica e esportiva funcional; Isabel Andrade, nutricionista da Venutri; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular
LEIA TAMBÉM:
- Conheça os melhores adoçantes para a dieta
- Industrializados: seus reais efeitos na saúde
- Quando o uso do adoçante é indicado?