O ritual de exorcismo envolve muitos mistérios, afinal, não é qualquer pessoa que já presenciou o momento. Mostramos para você o que é preciso ser feito para que um demônio seja retirado do corpo de uma pessoa possuída. De acordo com o ritual católico de exorcismo, alguns procedimentos devem ser seguidos para que a cerimônia funcione. Aliados a ele, estão alguns objetos:
Ritual de Exorcismos e outras súplicas
Além dos objetos citados acima, o padre precisa da autorização do bispo para realizar o ritual e seguir os procedimentos deste livro e outras súplicas. Publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a obra é fruto de 15 anos de pesquisa e estudos sobre exorcismos.
Após a reforma proposta pelo Concílio Vaticano II na década de 1960, foi preciso que a Igreja Católica admitisse o exorcismo como celebração litúrgica, aceitando a participação dos fiéis. A obra é utilizada por quem vai exercer o ministério de exorcista e pede-se para que a celebração não seja transformada em espetáculo, respeitando cada etapa do ritual e não o transformando em ação mágica ou supersticiosa.
Com o livro, a Igreja pretendeu superar duas tendências frequentes dos fiéis: a visão de que o maligno está presente em toda parte e a tendência a considerar o Diabo como personificação simbólica da maldade e não como indivíduo, agente responsável pelo mal.
Atestado médico
Antes do exorcismo, é preciso descartar todas as possibilidades de transtornos psiquiátricos ou do uso de substâncias psicotrópicas. O ritual somente poderá ser feito após a avaliação médica.
LEIA TAMBÉM
- Leia a história que inspirou o filme O Exorcismo de Emily Rose
- Conheça a história real do filme O Exorcista
- 5 mitos e verdades sobre exorcismo
Texto: Érica Aguiar – Edição: Giovane Rocha