Não estourar o orçamento é um passo muito importante para não se endividar gastando mais do que deveria. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar a enxugar suas despesas.
1 À vista
A maioria dos lojistas costuma oferecer descontos quando os valores são pagos à vista. Assim, você pode juntar a quantia necessária e negociar o preço com o vendedor. Muitas vezes, é possível conseguir descontos de 5% até 15%.
2 Consertar ou comprar?
Antes de comprar um produto novo para substituir o quebrado, veja se ele ainda está na garantia e tem direito ao conserto. Caso o serviço não esteja disponível, procure uma assistência técnica e solicite o orçamento. No entanto, antes de mandar arrumá-lo, consulte o preço de um aparelho novo e compare os valores. Às vezes, vale a pena consertar.
3 Use cupons
Alguns estabelecimentos comerciais concedem cupons após as compras. Depois de reunir um número exigido desses “tíquetes”, você pode trocá-los por um produto novo ou ganhar desconto na sua próxima compra. Só tome cuidado para não gastar demais para conseguir todos os cupons, pois essa é mais uma tática de vendas dos estabelecimentos.
4 Peça emprestado
Você tem um casamento para ir e precisa de um terno ou um vestido. Além disso, um(a) amigo(a), que usa o mesmo tamanho que você, possui roupa para ocasião. Por que não pedir emprestado em vez de alugar ou comprar? Essa é uma boa alternativa para economizar.
5 Venda antes
Vai trocar o sofá da sala? Coloque o antigo à venda! Além de ganhar uma graninha, o valor pode ajudar a pagar algumas prestações do móvel novo.
6 Internet e classificados
Antes de comprar um imóvel ou qualquer eletrodoméstico, compare os preços nos classificados dos jornais ou mesmo na internet. Alguns sites oferecem esse serviço gratuitamente.
7 Material escolar
Janeiro e fevereiro são alguns dos meses que mais pesam nas contas dos pais com filhos que frequentam a escola, por conta dos gastos com matrícula e/ou material escolar. A dica é tentar reutilizar o que ainda está em bom estado e comprar apenas o necessário.
8 Pontos por produtos
Ao gastar no cartão de crédito, algumas operadoras oferecem o serviço de troca de pontos (que você acumula ao fazer compras) por produtos como eletrodomésticos, CDs, livros e até milhas para viagens de avião. É só ficar atento para não deixar seus pontos passarem do prazo de validade. Essa é uma boa forma de conseguir comprar aquele eletrodoméstico tão sonhado.
9 Telefonia móvel
Para evitar gastos exorbitantes com as contas de telefone, contate sua operadora e procure um plano de celular que se encaixe melhor ao seu perfil de uso. A sugestão é buscar condições que ofereçam bônus para ligações e mensagens. O mesmo vale para os planos de TV por assinatura: avalie quais canais não tem assistido e tente um acordo com a empresa para adequar o conteúdo às suas preferências.
10 No dia do pagamento
Procure pagar o aluguel, as contas de água, luz, telefone e até mesmo prestações no dia em que seu salário for depositado. Tal tática ajuda a ter mais noção sobre a quantia disponível que você ainda tem para gastar no mês.
Saiba mais
Saia das dívidas! Entrevista com o especialista Samy Dana
Dívidas: dicas simples para resolver esse problema
Confira serviços de consultoria gratuitos sobre finanças
Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti