Aos olhos de Deus todos nós somos iguais. “Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como Ele nos ordenou (João 3: 23).” Infelizmente, muitas pessoas não levam isso em consideração e, assim, o preconceito, que é julgamento das diferenças, torna-se comum e constante. Ele se manifesta quando as pessoas fazem juízos de valor e se apoiam nas diferenças sociais, culturais, raciais e econômicas para segregar.
Preconceito racial
Jesus ensina que se deve amar ao próximo como ama a si mesmo e assim a verdadeira felicidade é encontrada. Não deve haver a discriminação de cores ou nações diferentes. Pense na vida de São Benedito para refletir sobre. O santo era filho de escravos, negro e analfabeto. Hoje, é um dos santos mais venerados. “Porque, diante de Deus, não há distinção de pessoas” (Romanos 2: 11).
SAIBA MAIS
4 orações milagrosas para atrair bem-estar
4 orações para fortalecer o corpo e a alma
Rituais de luz para afastar a tristeza
Preconceito social
A distinção de classes caracteriza esse preconceito, em que uma sociedade é dividida entre pobres e ricos, mulheres e homens. Além disso, também se manifesta quando julga-se a ação de alguém pela condição financeira da pessoa. “Já não há judeu nem negro, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. Ora, se sois Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3: 28-29).
Preconceito religioso
Existem diversas religiões e não devemos julgar qual está “certa” ou “errada”. “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós” (Mateus 7: 1-2). Por isso, o que deve prevalecer é o amor ao Senhor. Desta forma, devemos agir com amor e respeito ao próximo, sem julgamento e preconceito. Precisamos entender que Deus ama a todos igualmente.
Orações poderosa contra o preconceito e o racismo
“Virgem Mãe, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ajuda-nos a livrar do ódio e do racismo: o nosso norte e sul. Livra também, Mãe de eterna luz branca e celeste, a nossa região central, o oeste e toda região leste. Livra-nos, Mãe de eterna bem-aventurança e bondade, de todo preconceito, toda discriminação e maldade. Alguns seres humanos, pobres infelizes, perdidos nas trevas, só pensam em levar vantagem, vendem-se por vis moedas. Com sua proteção, Mãe, fui levado aos palácios da nação! Senti a presença de Deus nas noites frias de solidão. Por isso, peço com fervor de minha modesta poesia-oração, não permita que o ódio e o racismo vivam em nossa nação. Que um convívio fraterno, democrático, solidário e de felicidade passem a fazer parte da vida do meu país, de minha cidade. Livra-me, Mãe, da maledicência e do preconceito e discriminação, esta é uma prática daqueles que se vendem, qual Judas em traição. Que a bondade de Deus infinita, através de vossa intercessão, traga um pouco de luz, destrua a inveja, plante amor no coração. Obrigada, Mãe Aparecida. Proteja todos os seres da Terra. Sua paz e benevolência é infinita. Sua bondade não se encerra. Proteja a todos que buscam a luz, proteja-nos com seu benéfico raio de luz, Mãe de bondade, que perdoou a humanidade, mesmo com seu Filho na cruz. Amém”.
Fonte: www.recantodasletras.net
Edição: Natália Dário / Design: Aline Barudi