A correria do dia a dia é uma grande inimiga da alimentação equilibrada. Sem tempo para preparar comidas naturais, acabamos utilizando na cozinha diversos produtos industrializados que possuem conservantes, corantes e outros produtos químicos nocivos à saúde. O problema é que os resíduos dessas substâncias permanecem no nosso corpo mesmo após a digestão, causando desde retenção de líquidos (o famoso inchaço na barriguinha) até complicações digestivas. Para combater o excesso de toxinas, a saída é adotar periodicamente uma “operação limpeza”, a famosa dieta desintoxicante de curta duração, que proporciona literalmente uma faxina no organismo.
Começando a operação limpeza
Os cardápios detox contam com a presença de líquidos e fibras e devem ser seguidos por no máximo 3 dias. Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, de São Paulo (SP), uma boa data para se iniciar uma dieta de purificação é após festas ou feriados como Carnaval, Páscoa e Natal, onde há um abuso de álcool, gorduras e doces.
SAIBA MAIS
10 alimentos detox que não podem faltar no suco verde
Como manter o foco na dieta durante a fase pré-menstrual?
Alimentos poderosos
Alguns alimentos específicos podem ajudá-la a potencializar o processo de desintoxicação. É o caso de chás, sucos naturais, sopas e água-de-coco. Esses líquidos estimulam o funcionamento dos rins, que expelem pela urina as impurezas presentes no corpo. Outros alimentos campeões na operação limpeza são os vegetais, os cereais e as frutas, que são ricos em fibras. Ao regularizar o trânsito intestinal, as fibras também ajudam a eliminar os resíduos de substâncias químicas. Confira ainda outras opções de purificadores:
•Abacaxi, maçã e couve-manteiga: “Possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado”, explica Daniela Cyrulin.
• Nozes: são indicadas para quando houver um consumo exagerado de doces. “Isso porque elas são fontes de cromo. Esse mineral ajuda a metabolizar o açúcar presente na circulação sanguínea”, explica a nutricionista Priscila Di Ciero, de São Paulo (SP). Entretanto, não exagere no consumo das nozes, que são calóricas.
• Chá verde: estimula o funcionamento dos rins, impede o estoque de gordura e acelera a queima de calorias. Por todas essas funções, é um alimento altamente purificador.
• Ameixa seca: tem função laxativa graças a uma substância natural chamada sorbitol. Para aproveitar ao máximo essa propriedade, deixe 2 ameixas secas sem sementes de molho em 1 copo (200ml) de água durante a noite e tome a bebida ao acordar.
• Suco de clorofila: ele normaliza as funções intestinais e reduz a absorção de gordura. Para prepará-lo, liquidifique 1 pepino (sem adicionar água). Peneire e coloque o sumo de volta no liquidificador. Acrescente água, 2 maçãs sem sementes picadas e bata. Aos poucos, coloque folhas verdes, grãos germinados, pedaços de cenoura e gengibre. Coe novamente e beba em seguida.
Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Priscila Di Ciero, nutricionista de São Paulo, www.prisciladiciero.com.br; Daniela Cyrulin, nutricionista do Instituto Saúde Plena, de São Paulo; Fernanda Machado Soares, nutricionista do Rio de Janeiro, (21) 2287-2167; Ângela Cardoso, nutricionista de Bauru (SP)