O transporte diário é uma das despesas que mais compromete o orçamento familiar. A consultora Adriana Rodopoulos, da Oficina de Escolhas, explica que quem se organiza anualmente dificilmente estoura no fim do mês. “Quando nos planejamos para o ano, nos obrigamos a pensar em despesas sazonais (material e matrícula escolares, impostos, férias, etc), e isso ajuda a manter a organização e evitar os ‘sustos’ ao longo do ano”, acrescenta. Dessa forma, todos os gastos e economias mensais caminham em direção a um objetivo final, seja comprar um carro, um imóvel ou até investir na bolsa de valores. Confira algumas dicas para controlar os gastos:
1 Pegue e ofereça carona
Se você tem um colega do trabalho que mora por perto e também possui um automóvel, que tal revezarem as caronas? Assim economizam combustível e contribuem para diminuir a poluição do ar. Segundo Hélio Donin Jr., contador e diretor da Donin Contabilidade, “como veículos são grande fonte de despesas, devemos realmente avaliar se há necessidade e verificar de que forma essas despesas comportam no orçamento”.
2 Calibre
Caso os pneus do veículo estejam murchos, o motor fará mais força e gastará uma maior quantidade de combustível. Nesses casos, sem a calibragem correta, é possível que o consumo aumente em até 20%. Uma diferença notável na hora de abastecer.
3 Use o transporte coletivo
Recebe vale-transporte no trabalho? Que tal usar o valor no transporte coletivo? Com um bom planejamento nas atividades do dia a dia, você economiza nos seus gastos com o automóvel próprio.
4 Condução escolar
Uma instituição de ensino mais perto da sua residência ou do trabalho pode ajudar nas economias, já que diminui o gasto com combustíveis, transporte escolar ou mesmo transporte público. O ideal, assim como na mensalidade, é avaliar a qualidade antes de tomar uma decisão.
5 Compare preços
Os postos de combustível oferecem diferentes preços para o etanol, gasolina, diesel ou mesmo GNV. Por isso, compare os valores ofertados no mercado.
Saiba mais
Saia das dívidas! Entrevista com o especialista Samy Dana
10 lições para não estourar o orçamento
Confira serviços de consultoria gratuitos sobre finanças
Consultoria: Adriana Rodopoulos, consultora e proprietária da Oficina de Escolhas (oficinadeescolhas.com.br), em São Paulo (SP); Hélio Donin Jr., contador e diretor da Donin Contabilidade (www.donin-rnc.com.br)
Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti