As mulheres já percorreram um longo caminho até chegar aqui, e, apesar de muitos direitos conquistados, ainda existem muitas pautas defendidas pelo feminismo que promovem a igualdade entre os gêneros e precisam ser entendidas pela sociedade.
Se nos dias de hoje ainda há relutância por parte de algumas pessoas em entender a importância dessas pautas, imagina só nos anos 20? O final do século XIX e o começo do século XX foi marcado pela luta das sufragistas – mulheres que protestavam a favor do sufrágio (direito de votar) para mulheres e uma relutância muito grande existia.
Campanhas antifeminismo
Algumas campanhas publicitárias exclamavam uma conotação errada do movimento e tentavam descredibilizar as reais reivindicações. Catherine H. Palczewski, professora especialista em gênero da Universidade do Norte do Iowa, possui um acervo com essas propagandas e as reuniu para o site Vintage Everyday.
Confira como eram essas propagandas e os motivos delas serem inacreditáveis:
Publicidades sexistas atuais
Infelizmente, apesar de já termos avançado em algumas pautas, ainda existe uma cultura na publicidade de inferiorizar as mulheres ou demonstrá-las com conotações sexuais. Isso é muito comum em produtos com o público alvo masculino, como em propagandas de cervejas. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e veja uma explicação dos motivos das propagandas sexistas estimularem a cultura do estupro.
Lembrete
As publicidades reunidas pela professora universitária são importantes para entendermos que muitos direitos já foram adquiridos, mas apesar da evolução, a sociedade ainda tem um longo caminho para percorrer.
SAIBA MAIS:
#PorTodasElas e outras campanhas incríveis contra o machismo
Sexismo em Hollywood: mulheres sem cabeça e outras situações bizarras
O que é sexismo e como podemos identificá-lo?