Antes de querer saber como garantir a sua memória, saiba que trata-se de um método de armazenamento físico para guardar arquivos e não memórias humanas. No entanto, a criação de cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, é algo excepcional e que merece destaque.

FOTO: Shutterstock Images
Os pesquisadores desenvolveram processos de escrita e leitura de dados digitais em cinco dimensões por meio da escrita por laser. A tecnologia é capaz de salvar 360 tera (para se ter uma ideia, um tera equivale a mil giga – um pen drive considerado potente costuma ter 16 giga). Eles batizaram a nanoestrutura de vidro de “memória de cristal do Super-homem”, já que foi comparada aos cristais de memória usados nos filmes da franquia.
O processo é realizado em uma nanoestrutura de vidro com 2,5cm de diâmetro que pode se manter intacta por bilhões de anos, isso porque consegue suportar temperaturas de até mil graus Celsius.
A descoberta é significativa, uma vez que permite salvar cópias de importantes documentos da história humana, como a Bíblia e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Descubra mais!
5 dicas para desenvolver a memória
É possível criar memórias falsas?
O que o excesso de tecnologias provoca no cérebro
Texto: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador