Você já teve algum acidente? Veja o que é preciso fazer para evitar que um problema acabe se agravando nesses casos. Aprenda como fazer primeiros socorros:
Picada de inseto
Algumas pessoas são alérgicas e podem apresentar reações graves. Portanto, o melhor é procurar um médico. Os casos mais simples já são resolvidos com uma boa limpeza do local com água e sabão.
O que fazer? Evite coçar a picada para não inflamar e jamais tire a casquinha porque assim só vai demorar mais para sarar.
Fraturas
Só dá para saber que uma pessoa quebrou um osso quando se faz um exame de raio-X. Por isso, ao ocorrer uma torção, não mexa o local dolorido para evitar alguma complicação.
O que fazer? Em primeiro lugar, muito repouso. Depois, enrole cubinhos de gelo em um pano e coloque sobre o local. O gelo, nessas horas, é o melhor remédio porque diminui o inchaço e alivia a dor.
Cortes
A gravidade de um corte varia de acordo com a quantidade de sangue que se perde. Pode ser superficial e quase nem sangrar ou pode ser profundo, o que exige cuidados médicos urgentes.
O que fazer? Se for superficial, lave com água e sabão para evitar infecções. Vai arder um pouco, mas, desse jeito, logo sara. Depois, é bom fazer um curativo e não mexer durante os primeiros dias.
Queimaduras
Podem ser de primeiro, segundo ou terceiro grau. As de primeiro grau são mais superficiais como as queimaduras de sol, as de segundo grau apresentam bolhas e as de terceiro grau são tão profundas que atingem os ossos.
O que fazer? NADA! Apenas vá ao médico com urgência. Quando for de primeiro grau, é só lavar bem para não infeccionar e colocar uma pomada própria para queimaduras.
Texto: Barbara Morasco/colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni
Veja também
Queimaduras: como evitar e cuidar
Remédios que podem ser comprados sem prescrição médica