O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo e o seu dia é comemorado em 22 de agosto. As lendas regionais nascem de cabeças criativas que cada geração resolvem contar de uma forma diferente os acontecimentos do dia a dia. O que não faltam são histórias e personagens para lá de curiosos para você conhecer, confira algumas delas a seguir:
Iara
Seu nome, de origem indígena, quer dizer “aquela que mora na água”. Mas, ao contrário dos desenhos, Iara não é tão boazinha quanto parece. Com sua linda voz, ela encanta os homens para levá-los para o fundo do mar.
Boto
Durante as noites de festas juninas, ele se transforma em um lindo rapaz tagarela que deixa as garotas apaixonadas. O problema é que, na manhã seguinte, volta a ser bicho de novo. O Boto mora nos rios da Amazônia e busca levar suas vítimas para o fundo do rio.
Cuca
Como dorme uma vez a cada 7 anos, tem a tarefa de dar uma lição em crianças que não querem ir para a cama. A cara de jacaré e as garras de gavião são seu disfarce mais comum, mas, por ser uma feiticeira, a Cuca pode se transformar no que quiser.
Boitatá
Mais uma defensora da natureza, essa cobra de um olho só é responsável por proteger as florestas das grandes queimadas. Quando fica furiosa, é capaz de se transformar em um tronco de fogo, assustando até os mais corajosos.
Veja também
Conheça a história da mula sem cabeça
Boitatá: conheça a lenda da serpente de fogo
Texto: Patrícia Cestari/ Colaboradora. Revisão: Michelle Albuquerque