Na correria do dia a dia, é extremamente difícil tirarmos algumas horas para relaxar a mente. Mas, para ter uma vida mais feliz e saudável, é muito importante que nossa alma esteja em sintonia com o corpo, estabelecer uma conexão entre o espiritual e o físico.
A paz interior é uma fonte de energia positiva inesgotável, assim, encontrar um local afastado da agitação das grandes cidades, onde o silêncio permita que você consiga ouvir seus próprios pensamentos, colabora nesse vínculo com o nosso ser. A natureza auxilia nessa retomada da consciência, nos guiando para o autoconhecimento e elevando nosso estado de espírito.
Separamos alguns locais onde as vibrações do ambiente trarão sossego ao seu Eu. Confira:
1. Holambra – São Paulo
Você não precisa sair do Brasil para ter um gostinho da Europa. A cidadezinha de Holambra fica a 140 km de São Paulo. Colonizada por holandeses, ela é carregada de referências culturais, como os moinhos de vento, as flores típicas do país, e sua pluralidade de cores. Essa atmosfera nórdica possibilita um reconhecimento da sua personalidade e gostos diante do outro.
2. Praia de Carneiros, Tamandaré – Pernambuco
Você lembra a última vez que ouviu o som do mar? Esse ruído extremamente relaxante pode ser curtido em meio a natureza, na Praia de Carneiros, próxima do Porto de Galinhas. Pouco movimentada, ela possibilita a experiência única de meditar com um cenário paradisíaco.
3. Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais
Arte e natureza juntas? Sim, em Inhotim essa conexão é possível! Localizada em Brumadinho, cerca de 1 hora de Belo Horizonte, o museu a céu aberto é perfeito para relaxar e apreciar a paisagem natural, principalmente nos dias de semana, quando o número de transeuntes é menor.
4. Alter do Chão, Santarém – Pará
Já imaginou meditar diante de um cenário natural que mais parece uma obra de arte pintada com uma paleta de cores extraordinária? Alter do Chão é uma praia de rio localizada em Santarém, Pará. Sua harmonia exótica e vegetação singular (porção da Floresta Amazônica) transformam o passeio em uma caminhada para o seu interior, uma chance de se reconectar com o seu Eu.
5. Chapada das Mesas – Maranhão
Chapada das Mesas é um parque nacional de proteção ambiental localizado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. O passeio oferece cachoeiras, trilhas ecológicas e rios de águas cristalinas. Localizado no Morro das Figuras ainda há um sítio arqueológico com pinturas rupestres. Oportunidade para mergulhar na água e na mente.
6. Cânion do Rio Poti – Piauí/Ceará
Fenômeno gerado pela passagem do Rio Poti por uma fenda geológica localizado na Serra da Ibiapaba entre o Piauí e o Ceará que abrange quatro municípios: Crateús, no Ceará, Castelo, Buriti dos Montes e Juazeiro, no Piauí. O local ainda é pouco visitado, mas sua beleza já atrai visitantes de diversas regiões do país.
7. São Tomé das Letras – Minas Gerais
O local conhecido como “Cidade das Pedras” é marcado pelas suas fantásticas grutas, cachoeiras, cavernas e ladeiras. A 1.444 metros de altitude, sentar diante de tamanha paisagem é como olhar para sua vida inteira, e refletir o quanto seus problemas são pequenos diante de toda a existência.
LEIA TAMBÉM
- Teste: escolha uma paisagem e descubra mais sobre você!
- 11 Fotos de paisagens que parecem obras de arte
- Vai viajar? Confira 7 músicas para ouvir na estrada
Texto: Vítor Ferreira