Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Síndrome da Impostora: entenda condição enfrentada por Michelle Obama
Michelle Obama, ex-primeira dama dos EUA, contou que sofre com a Síndrome da Impostora - Foto: Instagram / @michelleobama

Comportamento

Síndrome da Impostora: entenda condição relatada por Michelle Obama

Embora não seja uma doença, esse problema pode colaborar no surgimento de outros distúrbios mentais; especialista comenta

A ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, lançou este mês seu novo livro, “Nossa luz interior – Superação em tempos incertos”. Na obra, ela fala sobre os desafios emocionais que superou na vida, como a Síndrome da Impostora.

A psicanalista Andréa Ladislau explica que a mulher que sofre com essa condição sente que não é merecedora do próprio sucesso e, por isso, se acha uma fraude. “O indivíduo se coloca como um verdadeiro impostor, evita falar sobre suas conquistas e se coloca no papel de errado ou culpado pelo que possui”.

Além disso, esse comportamento geralmente vem acompanhado de baixa autoestima e medo constante de ser descoberta como uma farsa. “Tanto que está sempre em busca de aprovação, além de se autodepreciar e demonstrar enorme instabilidade emocional e insegurança sobre as próprias capacidades”, completa.

Tratamento

Embora não seja considerada uma doença mental, a Síndrome da Impostora é porta de entrada para transtornos mais graves. “Se não for tratada, pode até se associar a outros distúrbios mentais, tais como depressão, fobias, irritabilidade, alterações de humor, elevação do complexo de inferioridade, entre outros”, alerta Andréa. 

Por isso, ao se identificar com a condição, é fundamental procurar ajuda de um especialista para fortalecer o estado emocional. Assim, é possível diminuir o sentimento de desmerecimento e inferioridade que compõem a síndrome. De acordo com a psicanalista, o tratamento mais comum é através da psicoterapia.

“É preciso ter consciência de que a cura está dentro de si, eliminando os pensamentos ilusórios que impedem seu próprio crescimento pessoal e limita seus passos”, finaliza. 

Fonte: Andrea Ladislau, psicanalista.

Mais notícias como essa

Saúde

Muita gente tem medo de fazer uma doação de sangue por não conhecer bem o procedimento; saiba mais sobre o assunto aqui

Receitas

Nutricionista explica os melhores alimentos para evitar a ressaca e o porquê de cada um deles diminuir os efeitos do álcool no organismo

Entretenimento

Confira opções de filmes infantis disponíveis no streaming para entreter as crianças nestas férias escolares

Estilo de Vida

Aumento da temperatura corporal na gravidez pode se intensificar com a chegada de dias mais quentes; saiba como lidar