Quando alguém está precisando cuidar melhor da saúde mental, por qualquer que seja o motivo, é muito importante recorrer a um especialista e começar a psicoterapia. Infelizmente, apesar de esse tema ser cada vez mais discutido, ainda há um certo tabu ao redor dessa questão.
“Diferente de outras práticas, ninguém posta ‘sessão paga’ como fazem quando vão à academia, por exemplo”, comenta o neuropsicólogo Aslan Alves.
Contudo, apesar de o acompanhamento psicoterapêutico ser essencial para melhorar a saúde mental, há outras práticas que, aliadas a ele, também podem ajudar muito. Afinal, existem várias formas de cuidar do corpo e da mente, e juntas elas têm um resultado ainda melhor.
Por isso, veja 5 práticas que, segundo Aslan Alves, podem servir como complementos valiosos à psicoterapia:
Relaxamento (meditação e mindfulness)
Técnicas de meditação, respiração profunda e mindfulness são eficazes na redução do estresse e da ansiedade, além de promoverem um estado de relaxamento profundo.
Essas práticas melhoram a concentração, aumentam a sensação de bem-estar e podem contribuir para uma melhor qualidade do sono, além de reduzir sintomas de depressão. Ou seja, são ótimas opções para melhorar a saúde mental como um todo.
Passeios ao ar livre
Seja fazendo uma caminhada, uma trilha ou mesmo apenas descansando em algum lugar ao ar livre, esse tipo de atividade é muito positivo para a saúde mental. Fazendo isso com frequência, você vai diminuir seu estresse e melhorar seu humor. Isso sem contar que a exposição ao sol promove a produção de vitamina D, que traz vários benefícios à saúde.
Atividade física regular
Praticar corrida, ciclismo, ioga, pilates ou outro exercício físico libera endorfinas, neurotransmissores que promovem a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, a atividade física regular melhora a autoestima, o humor e pode aliviar sintomas de ansiedade e depressão.
Arte, música, escrita
Atividades artísticas, como pintura, escultura, música ou escrita, ajudam na hora de expressar suas emoções. Assim, você vai conseguir lidar melhor com elas e se conhecer melhor, o que também é ótimo para a saúde mental.
Socialização e conexões pessoais
Manter relações sociais saudáveis e participar de atividades comunitárias ou em grupo é fundamental para o bem-estar emocional. Conexões sociais fortes proporcionam apoio, senso de pertencimento e ajudam a combater sentimentos de isolamento e solidão, que podem contribuir para o surgimento de problemas de saúde mental.