A respiração é um ato involuntário e inconsciente fundamental para vários aspectos da nossa saúde física e mental. Além de fornecer oxigênio essencial para as células do organismo, respirar adequadamente pode contribuir para a redução do estresse e desenvolver a concentração.
Seja por falta de conhecimento, por falta de prática, ou muitas vezes por falta de consciência, acabamos por subestimar a prática da respiração. No entanto, com treino persistente, ela pode nos ajudar a encontrar equilíbrio para lidar com as situações do dia a dia.
“Ao trazer nossa atenção para a respiração e deliberadamente desacelerarmos o ritmo, ajudamos a acalmar o nosso sistema nervoso, os batimentos cardíacos e a velocidade dos nossos pensamentos, reduzindo os níveis de estresse”, explica a psicóloga e palestrante Luciana Barbosa.
Como respirar adequadamente?
Todos nós respiramos, mas poucos de fato aproveitam ao máximo essa incrível ferramenta que temos à nossa disposição. Como qualquer habilidade, aprender a respirar de modo consciente requer prática.
Para já começar a usufruir dessa super ferramenta, da próxima vez que você estiver se sentindo estressada, ansiosa ou precisando de um momento de calma, respire fundo pelo nariz e solte o ar lentamente no dobro do tempo que levou para inspirar.
O ideal é fazer esse exercício quatro vezes ao dia durante cinco minutos, mantendo a atenção no movimento do ar entrando e saindo dos seus pulmões. “Ao praticá-lo, você perceberá redução do estresse e ansiedade, e melhora da função cardiovascular, da concentração, do foco e do sono”, afirma Luciana.
Abaixo, a especialista listou algumas dicas que podem ajudar a potencializar a respiração para promover o bem-estar e qualidade de vida.
1. Encontre uma postura confortável
Sente-se e fique numa postura ereta, mas relaxada, com as costas retas, mantendo os pés no chão. Coloque as mãos em seu colo ou sobre os joelhos, relaxando os ombros.
2. Inspire e expire
Agora, respire naturalmente: inspirando em seis tempos e expirando também em seis tempos pelo nariz (inspire contando até seis e expire contando até seis). Se não for possível, comece com quatro tempos e, à medida que for ampliando a sua capacidade respiratória, altere para seis tempos.
3. Concentre-se na sua respiração
Ao inspirar, sinta o ar entrando pelas narinas, preenchendo seu pulmão, seu abdômen, e ao expirar observe o ar percorrendo o caminho contrário até sair pelas narinas. Agradeça a esse alimento vital e gratuito que é a seiva essencial da vida!