Manter um jardim em casa é uma ótima forma de deixar a área interna ou externa mais bonita e agradável. Porém, trazer a natureza para o lar pode não ser uma tarefa fácil, principalmente devido à falta de espaço da maioria das construções de hoje. Para solucionar este problema, consultamos dois especialistas no assunto que dão dicas de como montar um jardim perfeito para qualquer ambiente.
Planeje o jardim em casa
Além do espaço, outros fatores são determinantes na elaboração e manutenção de seu jardim. A arquiteta e urbanista Luiza Lutti Pinheiro Machado explica que os cuidados devem ser tomados na fase inicial de seu jardim.
Passo 1: antes de tudo é preciso ter consciência de que as plantas precisam de cuidados particulares e que cada espécie tem a sua especificidade.
Passo 2: observe o clima do ambiente em que se pretende inserir o jardim ou a planta, verificando a quantidade de sol e a ventilação que o cômodo possui.
Passo 3: em seguida, procure informações sobre as plantas que se pretende implantar no projeto para verificar se elas se dão bem em sol ou sombra, se suportam poda ou não, se podem ser plantadas em vasos ou jardineiras.
Passo 4: a arquiteta também ressalta que é preciso se preocupar com o sistema de drenagem, pensando na forma que a água, utilizada na irrigação das plantas, vai escoar ou ser captada, para não ter problema com infiltrações e umidade, principalmente em apartamentos.
Vasos para jardim em casa pequena ou apartamento
Os diversos modelos de vasos e floreiras são a solução para espaços onde não é possível utilizar o solo natural. O arquiteto Carlos Eduardo Vieira ensina como podemos empregar esses objetos em cada ambiente do apartamento:
- Utilizando um móvel aparador é possível criar pequenos ambientes com flores coloridas em vasos com seixos coloridos em cantos mal aproveitados dos ambientes;
- Vasos maiores com palmeiras ou bambu mirim dão um ar mais agradável aos halls de entrada dos apartamentos;
- Quando os vasos forem maiores, a dica é optar por bandejas com rodízios para facilitar a movimentação e limpeza do local.
Jardins verticais economizam espaço
Eles são ótimas alternativas para ambientes compactos. Luiza explica que eles podem ser feitos tanto com paredes verdes inteiras ou na forma de quadros vivos, que são basicamente “molduras” feitas para se plantar mudas pequenas, como ervas e temperos, nesse caso, criando hortinhas verticais. “Ambas as opções normalmente são equipadas com um sistema de irrigação por gotejamento que reaproveita a água drenada pra uma rega constante e evita que a umidade atinja os materiais que entram em contato com o sistema”, ressalta.
LEIA TAMBÉM
- Deixe o jardim verde e colorido sem usar flores!
- Horta: veja algumas dicas de como cultivar temperos em casa!
- Telhado verde: conheça as vantagens dessa solução sustentável