Não é novidade que casas e apartamentos localizados nas grandes cidades estão menores. E quem acaba perdendo espaço é justamente a área de serviço, o que exige um aproveitamento ainda maior de cada centímetro do ambiente. “A dica é planejar o mobiliário no menor espaço possível, mas respeitando as dimensões e as especificações técnicas dos eletrodomésticos, como respiro, altura de tampos e localização de pontos hidráulicos e elétricos”, ensina Andrea Z. Glezer, arquiteta da ARZ Design, de São Paulo.
Área de serviço junto com a cozinha
Nesta área de serviço assinada por Andrea e Rosita Zylberstajn, a saída foi fazer uma lavanderia embutida próxima à sala de jantar. A grande estrela é o armário, feito sob medida para receber as vassouras e os produtos de limpeza. Esse móvel tem acabamento interno em MDF e portas espelhadas. Quando fechadas, elas deixam o espaço com uma aparência maior. O projeto ainda abriga tanque embutido, varal, tábua de passar retrátil e uma lava e seca. Tudo isso, claro, sem comprometer o visual do apê.
Área de serviço com decoração alegre
Mas nem sempre a lavanderia precisa ser escondida. Quem mora em uma casa pode transformá-la em um ambiente atrativo, alinhado à decoração do lar. Esta foi a sugestão da arquiteta Calina Mussi, de Curitiba (PR), para esta área de serviço de 8m². Para deixar o ambiente menos frio, o móvel acima do tanque ganhou nichos acoplados amarelos. Já a estampa floral na parede é um adesivo. No entanto, na estampa da parede desses ambientes, até porque o papel de parede é contraindicado para áreas molhadas. Para colorir a lavanderia, as melhores opções são as cerâmicas ou pintar as paredes com tinta epóxi. “Você ainda pode substituir o papel de parede pelo tecido, mas que deve ser sintético e receber uma camada de resina ou verniz impermeabilizante por cima”, indica Maria Carolina Lohmann, arquiteta de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
- Mantenha sua lavanderia arrumada em 9 passos
- 4 projetos de lavanderias para apartamentos
- Dicas para quem quer o ambiente de serviço prático