Para quem não gosta de flores ou procura uma área prática, é possível ter um jardim verde colorido. Essa proposta foi idealizada no projeto da decoradora e paisagista Patrícia Martin de Santi. A cliente também tinha uma exigência: nada de muitas flores. “Ela fazia questão de um jardim com poucas plantas, porém exóticas e com personalidade”, comenta Patrícia. Como a proprietária da casa não gosta de flores e fazia questão de um jardim bem limpo, a paisagista encontrou uma opção para quebrar o verde e dar vida ao jardim: almofadas e futons coloridos. Os futons de chita, aliás, são um dos destaques no projeto paisagístico.
Decoração de jardim verde
Para ajudar no colorido do verde, além dos futons de chita, Patrícia fez um pequeno vaso de flores, com as plantas já disponíveis na casa: orquídeas, chuva de ouro e algumas suculentas. A madeira nos detalhes, como no banco e no cachepô dos vasos, dá a sensação de aconchego ao ambiente. “A ideia foi dar um ar mais rústico para complementar o paisagismo clean”, explica Patrícia.
Jardim verde prático
A dica é escolher plantas que se adaptam bem ao sol ou à meia-sombra. Folhagens desse tipo vivem bem em áreas externas, sem grande trabalho para o morador. Durante o inverno, elas devem ser regadas três vezes por semana, já no verão, o ideal é que recebem água diariamente. As opções de plantas exóticas do projeto de Patrícia Martin de Santi foram:
- Ravenala, conhecida como árvore do viajante, cresce verticalmente e atinge um porte médio.
- Fórmio verde é uma planta de meia-sombra, muito elegante.
- Agave polvo, exótica, é uma planta de sol e cresce apenas lateralmente.
LEIA TAMBÉM
- Dicas para você cultivar uma horta de temperos em casa
- Aproveite o espaço perdido embaixo da escada
- Reutilize objetos e crie arranjos lindos
Texto: Kelli Franco/Colaboradora | Fotos: Felipe Ohno/Colaborador