Assim como a geladeira, o fogão e o colchão, um dos itens essenciais para quem está de casa nova é o sofá. Mas, com tantas opções de materiais, tamanhos, preços e estilos, surge aquela dúvida cruel: qual escolher? Para facilitar a sua decisão, preparamos um guia de sofás para diferentes necessidades.

Foto: Divulgação
Projeto: Andressa Fonseca, Rio de Janeiro – RJ
Retrátil
Para quem quer conforto e um lugar para relaxar, nada como um sofazão como este escolhido pela designer de interiores Andressa Fonseca. O Sofá 7900, da Lider Interiores, possui encosto com regulagem, assentos retráteis, estofado revestido em couro e estrutura metálica. Vale lembrar que sofás retráteis são mais largos e, por isso, exigem um espaço maior.
Modulado
O sistema de sofá modulado é ótimo para quem quer ter um móvel original em casa. Os módulos permitem que você componha seu estofado da maneira e tamanho que desejar. Neste projeto, foram utilizados assentos e encostos da linha Moov Sharp, da Futon Company.

Foto: Divulgação
Projeto: Futon Company
Compacto
Os fabricantes de móveis se adaptaram à nova realidade das casas e apartamentos com espaços cada vez mais reduzidos, por isso as opções de sofás compactos têm crescido no mercado brasileiro. Os conjuntos, que antes traziam 3 e 2 lugares, estão se transformando em 1 e 2 lugares, como este da Linha Segredos da Meu Móvel de Madeira. Bom para quem quer estilo em poucos metros quadrados!

Foto: Divulgação
Projeto: Meu Móvel de Madeira
Retrô
Nesta sala projetada pela arquiteta e artista plástica Desirée Bruver, o estilo retrô do sofá capitonê – tendência da época vitoriana (século 19, na Inglaterra), ele é um tipo de acabamento com botões que cria um efeito geométrico em uma superfície acolchoada -, contrasta com o restante da decoração. A ousadia da profissional em misturar diferentes estilos pode ser uma ótima inspiração para quem tem um sofá antigo herdado da avó. Por que não reformar?

Foto: Divulgação
Projeto: Desirée Bruver, Rio de Janeiro – RJ
Moderno
Os estofados com design de linhas retas estão super na moda! Eles facilitam a composição com outros elementos decorativos do ambiente, como mantas, almofadas e até mesmo uma chaise. Nesta sala, o sofá retrátil Bemestar, da Meu Móvel de Madeira, faz parte de uma decoração clean e contemporânea.

Foto: Divulgação
Projeto: Meu Móvel de Madeira
Antes de tudo!
Você precisa ter em mente para que e por quem o estofado será usado. Crianças frequentarão o ambiente ou poderão comer algo sobre ele? O sofá terá que acomodar alguém durante uma visita ou um cochilo? Qual o espaço livre para acomodá-lo?
Depois…
… de responder essas questões, já é possível optar pelos revestimentos. O aquablock e o couro sintético, por exemplo, são mais fáceis de limpar, já o suede, chenille e poliéster são mais confortáveis ao toque. Quanto ao tamanho, é importante deixar para a circulação pelo menos 60cm de espaço livre entre ele e os outros móveis.
Texto: Felipe Ohno/Colaborador
LEIA TAMBÉM
- Sofá: saiba como escolher e economizar na hora da compra
- Decoração rústica: deixe o ambiente elegante e moderno!
- Ambientes integrados: amplie o espaço unindo os cômodos da sua casa!