Para arquiteta e paisagista Lucia Manzano, o primeiro passo para montar sua horta em casa é escolher as ervas que mais são usadas em suas receitas. Manjericão, salsa, cebolinha, hortelã, sálvia e alecrim são os mais comuns. Depois, encontre um lugar que receba ao menos três horas de sol por dia.
Vasos charmosos
Para fugir dos tradicionais vasos e jardineiras, solte a imaginação. Latinhas vazias, xícaras antigas, baldes pequenos de alumínio colorido e até mesmo garrafas pet são ótimas alternativas para substituir, além de contribuírem para a decoração.
Prepare o lugar da horta
Coloque pedrinhas, cacos de telhas ou de tijolos no fundo para ajudar na drenagem. Caso haja espaço na varanda para um jardim vertical, não é necessário o uso de pedra. O plantio pode ser feito diretamente na fibra de coco. Procure plantar espécies similares, que tenham a mesma necessidade: legumes com legumes e condimentos com condimentos. A dica mais importante é: regar todos os dias.
Cada planta no seu lugar
Manjericão: se adapta melhor a temperaturas amenas, mas não se esqueça de verificar a temperatura indicada para cada tipo.
Alecrim: é bem resistente. Vai muito bem com altas temperaturas e clima seco. Sobrevive até três dias sem água.
Sálvia: perfeita para baixas temperaturas, além de ser resistente a pouca água (suporta até dois dias sem).
Cebolinha: por se tratar de uma erva versátil, a cebolinha pode ser cultivada em qualquer clima.
Salsa: embora seu cultivo seja indicado em temperatura amenas, a salsa verde ou salsinha pode ser cultivada em qualquer clima.
Hortelã: a dica é plantá-la sozinha, já que suas raízes são mais profundas que as das demais ervas, podendo prejudicar o desenvolvimento das outras plantas.
Texto: Jussara Tech
LEIA TAMBÉM:
- Horta Caseira: Tudo o que você precisa para ter a sua
- Como plantar e manter sua horta em casa
- Dicas para começar a ter sua horta em casa