Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista indica passos básicos para não errar na adubação de plantas cultivadas em vasos
Adubação adequada garante plantas grandes e fortes - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Adubação em vasos: 4 dicas para fazer de forma correta

Especialista indica passos básicos para não errar na adubação de plantas cultivadas em vasos

A adubação é um ponto chave no cuidado com as plantas em vasos. Afinal de contas, ele fornece a elas os nutrientes necessários para um crescimento saudável e, dependendo da espécie, para a floração ou produção de frutos. Por isso, saber a forma correta de adubar vasos de plantas é fundamental. Para te ajudar, o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Ramon Francesco Brusarosco de Morais, preparou o passo a passo do processo. Veja a seguir:

1. Escolha do fertilizante

As necessidades nutricionais de cada planta podem variar. Assim, é essencial considerar as características de cada espécie. Além disso, algumas plantas preferem solos mais ácidos, enquanto outras se desenvolvem melhor em solos alcalinos. O fertilizante pode ajudar a adequar as condições do solo para atender às exigências da planta. Caso haja dúvidas sobre qual adubo utilizar, existem opções específicas para diferentes tipos de plantas, que fornecem exatamente os nutrientes necessários para cada espécie. 

2. Fase da planta

Outro ponto importante é a fase que a planta se encontra, que também pode demandar uma necessidade nutricional específica. Para isso, existem formulações balanceadas e adequadas para fases de crescimento, floração e frutificação. Da mesma forma, quando se está produzindo uma muda, a utilização de um “enraizador” – que também é um tipo de adubo –, ou a mistura de fertilizante ao substrato no plantio da semente, pode ajudar no desenvolvimento inicial da planta.

3. Quantidade de produto x Tamanho do vaso

Para fazer a adubação correta também é necessário prestar atenção no tamanho do vaso e na quantidade de adubo. Se o produto for de pronto uso, basta fazer a aplicação conforme as orientações da embalagem. Mas, se ele precisa ser diluído, é preciso seguir a proporção abaixo:

Adubo farelado

Dosagem: 1 colher de chá = 8g

Plantas em Vasos

  • 3L (15x15cm) = ½ colher
  • 8L (20x20cm) = 1 colher
  • 100L (50x50cm) ou maior = 12 colheres

Adubo granulado

Dosagem: 1 colher de café = 4g

Plantas em Vasos

  • 20x20cm = 10g
  • 30x30cm = 30g
  • 50x50cm = 100g

Adubo líquido

Via Foliar: 5ml por litro de água

Via Solo/Fertirrigação: 10 ml por litro de água

4. Modo de aplicação

Atualmente, há diferentes formatos de adubo disponível, como granulados, farelados e líquidos. Adubos granulados e farelados, por exemplo, podem ser uma boa opção para vasos que necessitam de uma nutrição constante. Já o adubo líquido contribui para a absorção mais rápida de nutrientes pelas plantas.

Dessa forma, o tipo de aplicação pode mudar de acordo com cada tipo de adubo. As opções em estado sólidos devem ser espalhadas uniformemente sobre a superfície do solo da planta. Em seguida, basta regar até que o adubo se dilua e a água comece a sair pelos furos do vaso. Também é possível misturá-lo com o substrato antes do plantio.

No caso do adubo líquido, esse processo pode variar: ele pode ser diluído na água, mas também existem opções já prontas para uso e pode ser aplicado diretamente via foliar. Adubos líquidos concentrados devem ser aplicados via fertirrigação, ou seja, que o vaso é regado com a solução. Já opções de pronto uso podem ser aplicadas diretamente nas folhas das plantas, seguindo suas recomendações de uso. 

Além disso, a frequência da adubação também pode mudar. Ela pode ser a cada 7 ou 15 dias em períodos em que a planta está mais ativa (primavera e verão) e menos frequente nas estações mais amenas (1 vez por mês durante o outono ou inverno). Contudo, é fundamental considerar sempre as indicações descritas na embalagem do produto utilizado.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista explica o significado de cada umas das possíveis horas iguais e o que fazer quando ver uma delas por acaso

Beleza

A massagem facial reduz o inchaço do rosto e estimula a produção de colágeno, ajudando a aumentar a firmeza da pele

Beleza

Está pensando em mudar o visual? Confira os cabelos que serão tendência em 2025 e aproveite para se inspirar!

Pets

Alguns nomes para cachorros foram tendência em 2024 e podem te ajudar a ter inspirações para nomear o seu novo doguinho