Carregar uma nova vida dentro de si tem um peso muito grande – e ele não é apenas emocional. A sobrecarga na gravidez pode acarretar problemas como inchaço, cansaço e o surgimento de varizes. Ainda mais nas estações mais quentes, quando há uma alteração na circulação, como explica a Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
No caso das varizes, elas aparecem com frequência nas gestantes por dois motivos. “Um dos fatores que fazem com que as futuras mamães apresentem o problema nas pernas é hormonal: a progesterona aumenta a dilatação de todas as veias do organismo. Além disso, o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas”, explica o Dr. Nélio Veiga Junior, ginecologista e obstetra.
Apesar de ser algo chatinho, há formas de diminuir esses problemas com varizes. “Para minimizar o problema, muitas vezes a recomendação é o uso de meias de compressão a partir do segundo mês de gravidez. O ideal é colocar pela manhã e tirar apenas na hora de dormir”, comenta a Dra. Aline.
Já sobre o inchaço nas pernas, vale lembrar que ele é normal durante a gravidez, porém precisa ser monitorado pelo médico obstetra. “O inchaço é causado pelo acúmulo de líquidos nos tecidos, principalmente nos pés, tornozelos e parte inferior das pernas”, diz o Dr. Nélio.
A seguir, veja mais dicas de como evitar esses problemas durante a gravidez:
Dicas para evitar inchaço, cansaço e varizes nas pernas durante a gestação
- Cuidado com o excesso de ganho de peso
- Beba bastante líquido, mantenha-se hidratada, e, ao mesmo tempo, evite o consumo excessivo de sódio (que piora o inchaço)
- Faça alongamentos para melhorar as câimbras à noite e drenagem linfática manual para ajudar na retenção de líquido
- Use meias elásticas (o médico vascular pode indicar um modelo adequado)
- Após 14 semanas, existem medicações que podem melhorar os sintomas de dor, cansaço e edema
- Tente dormir de lado, de preferência o esquerdo (isso tira o peso do útero de cima da Veia Cava, liberando a circulação das pernas e melhorando o fluxo de sangue para a placenta)
- Pratique atividade física regular, se não houver contraindicação pelo seu médico obstetra
![](/assets/logo-header-small-new.png)