Com a volta às aulas no meio do ano, muitos pais se deparam com materiais escolares desgastados, manchados e encardidos. Mas, em vez de substituir tudo por novos, é possível restaurar mochilas, lancheiras, tênis e uniformes utilizando produtos específicos e de forma prática. Abaixo, confira dicas que a especialista em limpeza da Ecoville Ponta Porã, Ana Paula Obadovski, separou para recuperar o material escolar das crianças:
Mochilas e lancheiras
As mochilas e lancheiras acumulam sujeira visível e invisível. Para restaurá-las, o segredo está na escolha de produtos adequados para cada tipo de material. “É possível encontrar limpadores multiuso, bactericidas, tira-manchas e detergentes enzimáticos que são seguros para tecidos e superfícies sensíveis, mas altamente eficazes”, explica Ana Paula.
Para a limpeza externa, uma boa lavagem com sabão e produtos anti-manchas é a forma mais eficiente para os tecidos. Já para mochilas de rodinha, ou com um material mais estruturado, limpadores multiusos com ação antibacteriana e panos de microfibra é o indicado.
“É possível encontrar sprays específicos para essas superfícies, que higienizam sem precisar molhar. Basta aplicar, deixar agir conforme indicado no rótulo e depois remover o excesso com pano úmido. É ideal para mochilas acolchoadas ou com materiais sintéticos”, explica.
Tênis escolares
Antes de lavar os calçados, retire os cadarços e as palmilhas e lave-os separadamente com sabão líquido na maquina, preferencialmente na função delicada. Se não puder lavar os tênis em razão do material, utilize espumas de limpeza a seco para limpar o solado, tecido e partes internas sem molhá-los.
“O ideal é aplicar o produto com uma escova macia, deixar agir e depois retirar com pano limpo. Além disso, desodorizadores com ação fungicida ajudam a neutralizar odores e previnem o aparecimento de mofo. Mas se o tênis estiver muito sujo ou manchado, o ideal é lavar com água, sabão e deixar secar na sombra”, afirma a especialista.
Uniformes
Para os uniformes escolares encardidos ou com odores, o ideal é apostar em detergentes líquidos com enzimas e tira-manchas sem cloro, que não agridem tecidos e cores. “Hoje há soluções com ação antialérgica, hipoalergênica e dermatologicamente testadas, indicadas para crianças”, lembra Ana Paula.
Em casos de manchas mais resistentes, faça uma pré- lavagem. “O anti–mancha deve ser aplicado diretamente no local crítico e deixe agir por alguns minutos antes da lavagem convencional. Amaciantes com tecnologia de encapsulamento de fragrância também ajudam a manter o uniforme com cheiro agradável por mais tempo”, aconselha.
Cadernos, agendas e fichários
Para limpar aquele material escolar mais delicado, como cadernos, agendas e fichários, por exemplo, utilize um pano de microfibra e um multiuso. Se as etiquetas estiverem muito prejudicadas, o ideal é trocar e colocar outra, isso vai deixar o material com uma aparência ainda melhor.
