Cuidar das plantas no outono exige atenção com alguns aspectos fundamentais para manter o seu jardim bonito e saudável. Nesse período, é importante redobrar a atenção com a adubação e outros cuidados para evitar que a mudança de temperatura prejudique o cultivo. Pensando nisso, o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Lucas Beloto Belaz, separou algumas dicas para cuidar das plantas no outono. Veja a seguir:
1. Adubação
As plantas consomem nutrientes diariamente, e a retirada desses nutrientes do solo torna necessária a sua reposição. A recomendação é adubar flores, folhagens e hortaliças a cada 20 dias durante a estação. Com a chegada do outono, a alteração no fotoperíodo e na temperatura influencia a fisiologia das plantas, podendo reduzir a produção de enzimas e/ou hormônios responsáveis pelo crescimento, frutificação e queda das folhas. Para que esses hormônios sejam produzidos, as plantas precisam de nutrientes, que são fornecidos pelos adubos.
2. Poda
Tanto a poda de limpeza quanto a de manutenção costumam ser um dos principais cuidados com as plantas durante o outono. Como as plantas estão poupando mais energia, retirar galhos secos, folhas e flores mortas, por exemplo, ajuda a evitar o desperdício de recursos com partes desnecessárias. Além disso, a poda também contribui para que a planta receba mais luminosidade e energia. O aumento da incidência de luz é uma forma eficaz de evitar a proliferação de fungos causados pela umidade.
3. Rega
Outro ponto de atenção é a rega, que deve ser mais contida. Como as temperaturas são mais baixas, a necessidade de regar diminui, pois as raízes das plantas podem não secar a tempo e acabar apodrecendo. O ideal é sempre observar a necessidade de cada planta. Um truque simples é o “teste do dedo”: coloque o dedo na terra para sentir se está seca ou úmida e, assim, identifique se há necessidade de hidratação. Além disso, o indicado é que a rega seja feita sempre durante o dia, pois, à noite, as temperaturas são mais baixas, o que pode manter a planta úmida por mais tempo do que o necessário.
Cuidados podem variar conforme a espécie
Vale reforçar que cada planta tem sua própria fisiologia, que pode variar de espécie para espécie, assim como ocorre com os animais. Existem, por exemplo, plantas frutíferas que produzem o ano todo, enquanto outras florescem apenas em épocas específicas. Portanto, esteja atento (a) a esses detalhes no cuidado com as suas plantas.
