As cozinhas integradas ou italianas, como eram conhecidas originalmente, foram criadas para ampliar e aproveitar melhor o espaço da casa. Mas hoje além dessa função, elas refletem uma mudança de comportamento. Cozinhar já não é mais uma atividade isolada do lar, em que a esposa ou o marido precisam ficar sozinhos para prepararem o jantar. Cozinhar tornou-se uma oportunidade de integração, uma boa pedida durante uma reunião de amigos ou da família. Quem é que quer sair da sala para passar o café e perder a melhor parte da conversa? Nesse sentido, profissionais estão apostando em ambientes cada vez mais aconchegantes, bonitos e convidativos, como estes que apresentamos aqui!
Cozinhas integradas são modernas
Projetada pela arquiteta Leila Dionízios, a cozinha está localizada em Botafogo, no Rio de Janeiro. Com apenas 10m² , a prioridade do projeto foi a otimização do espaço e a integração com a sala, sem perder o requinte e funcionalidade. Os tons claros dos dois ambientes ajudam a dar a sensação de amplitude ao espaço. Os tons cinza e preto da cozinha dão ar de sofisticação e requinte.
Aproveitando espaço em cozinhas integradas
“A cozinha é bem estreita, então, o melhor aproveitamento foi centralizar toda parte de bancada e equipamentos de um lado só”, explica Leila. Para garantir a disposição dos armários e aproveitar melhor a bancada, a arquiteta ainda fez mudanças nas instalações hidráulicas. Para facilitar o manuseio dos móveis da cozinha, as portas inferiores dos armários foram planejadas com corrediças telescópicas, que permitem uma abertura prática e acesso mais amplo ao interior das gavetas.
Ideias que ajudam no projeto de cozinhas integradas
Projetada pela MaxHaus e decorada pelo Studio DWG, ela ganha destaque pela integração com sala de jantar e lavanderia, dentro do armário. Em tons claros e com bancada extensa, o espaço mais parece uma cozinha de chef. A cozinha também é repleta de armários, o que tira toda e qualquer bagunça dos olhos das visitas e, claro, ajuda a organizar os utensílios domésticos.
Sala de jantar e lavanderia
A mesa da sala de jantar separada por um vidro e com vista para fora tornou o ambiente aconchegante. Ideal para fazer uma bela refeição com a família. Já a lavanderia, com a porta fechada, mais parece outro armário da cozinha. Nem dá para imaginar que ali existe um espaço que guarda a máquina de lavar, tanque e até um suporte para pendurar roupas passadas. Um truque que deu originalidade à cozinha e, ao mesmo tempo, tornou-a muito funcional.
LEIA TAMBÉM
- Saiba escolher o revestimento da cozinha!
- Cozinha prática com móveis planejados
- Aprenda a limpar sua cozinha rapidamente após as frituras!
Texto: Thaís Luquesi/Colaboradora