Muito mais do que um mero espaço para preparar refeições, a cozinha para reunir amigos tem se tornado referência dentro de casa. Se o projeto de decoração for bem feito, é possível transformar o ambiente em área de convivência, onde se pode receber amigos e passar momentos de descontração e relaxamento. Nesse caso, beleza e funcionalidade são dois itens que não podem faltar para tornar a cozinha o ponto de encontro dentro da casa ou do apartamento. Trazemos para você três projetos que apostaram nessa tendência, explorando ilhas centrais na área da cozinha, para ampliar o espaço e permitir a circulação.
Cozinha para reunir a turma
As arquitetas Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi, da Fatto Arquitetura, assinam o projeto desta cozinha feita em uma residência em Brasília. A ideia foi criar um espaço funcional para o dia a dia, mas também agradável para receber os amigos, já que a dona da casa gosta de cozinhar. Por ser uma cozinha prática, os próprios eletrodomésticos – todos em aço, com design moderno – fizeram parte da decoração. A madeira da bancada contrasta com o aço e o granito, trazendo aconchego para o ambiente. “Posicionamos o cooktop no centro e fizemos a cozinha em torno dele. Assim, é possível cozinhar e conversar ao mesmo tempo”, esclarecem as arquitetas.
Cozinha para integrar sala de almoço
Integrar cozinha com sala de almoço foi a proposta da arquiteta Sara Volpato para este espaço, de cerca de 60m². “O pé direito duplo foi um grande bônus para esta cozinha. Utilizamos um tipo de ‘varal’ para valorizar a iluminação, que foi distribuída de forma direta e indireta”, explica Sara. Criado para uma família mineira, dois fornos elétricos estão ali para assar os pães de queijo que, de hora em hora, são servidos às visitas. Os armários foram pensados para atender tanto à cozinha quanto à sala de almoço, reforçando a integração total do espaço. Em vez da tradicional cerâmica, a arquiteta optou pelo uso de fórmica branca nas paredes para criar aparência de sala. “Revestimentos cerâmicos deixariam o ambiente frio e não combinariam com o conceito de sala de almoço”, cometa Sara. Além disso, a arquiteta utilizou granito no piso e nas bancadas.
Cozinha para confraternizações
Com apenas 10m² para trabalhar na cozinha deste apartamento, em Ipanema, no Rio de Janeiro, a solução encontrada pelas arquitetas Bianca da Hora e Sophia Galvão foi quebrar uma das paredes e colocar o fogão de frente para a mesa, ganhando assim um espaço que oxigenou o conjunto. A personalização foi, segundo as profissionais, o ponto forte do projeto: “O cliente gosta do amarelo, então optamos por utilizar tons neutros na decoração para destacar essa cor nas cadeiras”, conta as profissionais. Os armários da cozinha são de madeira clara e existem ainda prateleiras de vidro abertas para organizar os utensílios. A opção por esses móveis trouxe funcionalidade ao espaço a um custo baixo. Ainda buscando baratear o projeto, foram utilizadas bancadas em material sintético branco prime e, nas paredes, o azulejo Eliane branco, que imita tijolinho para criar um clima retrô.
LEIA TAMBÉM
- Saiba escolher o revestimento da cozinha!
- Cozinha prática com móveis planejados
- Aprenda a limpar sua cozinha rapidamente após as frituras!