Fazer a mudança para a casa nova pode ser muito estressante. Além do trabalho de embalar tudo, há também a preocupação com a limpeza e a organização, tanto do lugar que está saindo quanto para o que será o novo lar. Neste caso, um bom planejamento pode transformar a mudança em algo mais tranquilo e eficiente.
Por isso, Claudia Izabel de Siqueira Cesar Souto, franqueada da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, preparou uma lista com passos infalíveis para passar por essa fase com mais tranquilidade. Confira abaixo:
Comece desapegando
Antes de encaixotar tudo, separe aquilo que você não usa mais. Desapegar de roupas, móveis e objetos que você não usa mais facilita não apenas a mudança, mas deixa o espaço mais organizado. “Desapegar permite que você leve para o novo espaço apenas o que é realmente necessário e útil. Ao se desfazer de objetos acumulados, você reduz o volume de caixas, facilita o transporte e cria a oportunidade de recomeçar em um ambiente mais leve e organizado”, explica Claudia.
Organize tudo por setores
Separar os objetos em caixas por cômodos da casa facilita no momento de desembalar e colocar novamente no lugar. “Nesses casos, coloque etiquetas identificando todos os objetos e um aviso para os que precisam de mais cuidado, como louças e espelhos. Assim, previne-se a mistura de objetos de cozinha e banheiro, por exemplo. Outro ponto importante é evitar o uso de caixas muito grandes, pois ficarão pesadas e isso dificulta um transporte mais rápido”, destaca a especialista.
Limpeza profissional
Nada melhor do que chegar no seu novo cantinho e encontrar tudo limpo, não é mesmo? Contratar uma profissional garante uma limpeza eficaz, pois toda a limpeza geral será feita de forma especializada, ficando para os moradores somente a manutenção e organização com a chegada da mudança. Vale lembrar também de limpar a casa antiga ao finalizar o processo de mudança, principalmente se for alugada. Essa limpeza inclui janelas, paredes e azulejos, sempre prestando atenção nos detalhes, pois o que parece limpo nem sempre está.
“É comum encontrarmos revestimentos aparentemente limpos, mas na verdade encardidos. Para esses casos, o uso de produtos químicos da linha profissional de limpeza, em conjunto com equipamentos especializados, promove a desincrustação, deixando pisos e revestimentos completamente limpos e renovando o ambiente”, finaliza Claudia.