Entra ano, sai ano, o BBB lança moda, tendências e gera discussões sobre alguns assuntos de interesse geral, como os cuidados dos participantes com os cabelos. Este ano, em particular, a participante Giovanna Pitel tem chamado atenção por andar dia e noite com uma touca de cetim. De tão popular, ela virou até fantasia de Carnaval.
Mas, afinal, para que serve a touca e por que Pitel não tira ela da cabeça? Abaixo, a fundadora do Instituto Beleza Natural, Zica Assis, explica sobre este acessório tão importante para a manutenção da beleza e da saúde dos fios crespos e cacheados. Confira!
Benefícios da touca de cetim
A touca de cetim ajuda a proteger os fios, sejam eles naturais, de laces ou tranças, contra a umidade, o frio e até a perda da modelagem. Contribui também para o cabelo amanhecer desembaraçado, sedoso e com menos frizz. Isso porque ela evita o atrito dos fios com a fronha do travesseiro enquanto você dorme.
Além disso, deixa o cabelo mais hidratado porque o contato com a fronha de algodão resseca mais os fios do que o cetim ou a seda. Também ajuda a manter o cabelo mais forte e com menos quebra, já que não embaraça os fios.
“Quem tem o cabelo crespo ou cacheado com certeza já se deparou com alguns nós de fada. Esse tipo de nó também pode ser formado a partir do atrito entre a fibra capilar e o tecido durante a noite. Por isso, quando protegemos os fios com uma touca de cetim, até a quantidade de cabelos que caem no momento de pentear pode diminuir, já que estarão menos embaraçados”, explica Zica.
De acordo com a profissional, a touca de cetim também auxilia na definição dos cachos. Como o tecido da touca é super liso e não estimula o espalhamento dos fios, eles permanecem alinhados e definidos por muito mais tempo.
Cuidados com o acessório
A touca de cetim pode ser encontrada em perfumarias e lojas especializadas para cabelos. O acessório deve comportar todo o cabelo, mas sem apertar a cabeça para não causar desconforto. Se quiser economizar, você pode substituir a touca por um lenço de seda — é só amarrar bem. A fronha de cetim também é outra estratégia que garante os mesmos benefícios.
No entanto, a touca não pode ser usada com os cabelos úmidos, para evitar a proliferação de fungos e bactérias na cabeça. Para garantir que o couro cabeludo esteja totalmente seco, a especialista recomenda secar o cabelo até seis horas antes de dormir.
Além disso, a touca de cetim deve ser lavada semanalmente e secar sob luz intensa do sol. Portanto, o ideal é ter duas toucas e alternar, assim enquanto você lava e esteriliza uma, usa a outra. Ao guardar, evite deixá-la em local úmido e abafado, como o banheiro, por exemplo.