Turbinar os lábios tornou-se, sem dúvida, uma das técnicas estéticas favoritas entre celebridades como a empresária Kylie Jenner e a cantora Luíza Sonza, que ostentam bocas carnudas e definidas nas redes sociais.
Curiosa para saber como funciona o preenchimento labial? Alto Astral conversou com duas especialistas no assunto para esclarecer as principais dúvidas sobre a aplicação da técnica, manutenção e até valores.
“O preenchimento labial é realizado no consultório através da utilização de uma agulha ou de microcânula. A técnica é feita com ácido hialurônico para modelar a região sensível dos lábios, conferindo volume e contorno e corrigindo algumas imperfeições”, explica a especialista em medicina estética Luciana Toral.
Segundo a médica, nem todas as queixas das pacientes conseguem ser resolvidas com o método, pois é preciso respeitar os aspectos naturais dos lábios. Por essa razão, Luciana salienta que o profissional deve se pautar nos traços únicos de cada mulher e fazer a melhor arte possível ali.
Cuidados com a técnica
Além disso, a especialista conta que em boas partes dos casos pode ser necessária uma micropigmentação, porque falta vermelhidão na região e a coloração ajudará a deixar o método ainda mais natural. No entanto, Luciana reforça: tudo deve ser feito com cautela para que não ocorra uma artificialização da área.
“A peri labial é uma região perigosa, pois é muito vascularizada. Se uma injeção for aplicada nos vasos que irrigam os lábios, pode levar à necrose. Por isso deve-se utilizar apenas ácido hialurônico, uma substância absorvida pelo organismo e, em geral, possível de reverter”, adverte a médica.
Quem pode fazer o preenchimento labial?
De acordo com a dentista especialista em harmonização facial Melani Nunes, o procedimento é contraindicado para gestantes, lactantes, portadoras de doenças autoimunes e pacientes em tratamento de câncer. Normalmente, a aplicação é feita a partir dos 18 anos, mas também pode ser desde os 16 com a devida autorização dos pais ou responsáveis legais.
Quanto custa?
Melani diz que o preço pode variar bastante conforme a quantidade de produto aplicado e o método escolhido. As aplicações mais acessíveis podem ser feitas por cerca de R$ 1.500,00, mas há procedimentos que chegam a R$ 30 mil.
Duração e manutenção
“Os preenchedores costumam durar entre 12 e 18 meses. Após esse período, uma reaplicação se faz necessária. Para estender a durabilidade, é possível recorrer às manutenções a cada oito ou nove meses”, explica a dentista.
Fontes: Luciana Toral, médica especialista em medicina estética avançada; e Melani Nunes, dentista especialista em harmonização facial.