Sob o comando do casal de chefs Jefferson e Janaína Rueda, o restaurante A Casa do Porco, situado na região central da capital paulista, conquistou um título e tanto. A casa ficou em 17º lugar na lista “The World’s 50 Best Restaurants 2021”, de acordo com a revista britânica Restaurant. Com a proposta de servir alta gastronomia caipira, A Casa do Porco se destacou no ranking internacional por trazer no cardápio iguarias exóticas como torresmo de panceta de goiabada e sushi de papada.
Ficou com água na boca? Experimente preparar essas 3 receitas simples que têm como estrela a carne de porco.
Torresmo à milanesa
Tempo: 40min (+30min de descanso)
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1kg de toucinho em cubos
- Sal a gosto
- 3 xícaras (chá) de óleo
- 4 ovos batidos
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
Modo de preparo
Em uma tigela, tempere o toucinho com sal e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça uma panela grande com 2 xícaras (chá) do óleo, em fogo baixo, e cozinhe o toucinho, mexendo até ficar esbranquiçado e derreter. Retire e escorra sobre papel-toalha.
Volte o toucinho à mesma panela e frite até pururucar. Escorra sobre papel-toalha e deixe esfriar. Passe pelos ovos batidos, empane na farinha de rosca e frite no óleo restante aquecido, aos poucos, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva.
Pernil de porco com alho e hortelã
Tempo: 1h15 (+2h de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 4 dentes de alho
- 1 maço de hortelã
- 4 colheres (sopa) de óleo
- ½ xícara (chá) de água
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 peça de pernil de porco (aproximadamente 1,5kg)
Modo de preparo
Bata no liquidificador o alho, a hortelã, o óleo, a água, o suco, sal e pimenta até triturar. Esfregue no pernil e deixe descansar por no mínimo 2 horas. Coloque em uma fôrma, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Retire o papel e deixe mais 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida. Se desejar, decore com hortelã e sirva acompanhado de rodelas de limão.
Costelinha de porco ao molho barbecue
Tempo: 2h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes
- 1kg de costelinha de porco em pedaços
- Folhas de louro a gosto
Molho
- 1/3 de xícara (chá) de vinagre de maçã ou de vinho
- 1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1/3 de xícara (chá) de ketchup
- 1 cebola em cubos
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (chá) de mostarda
- 1 colher (chá) de páprica picante
- 2 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 colher (chá) de sal
Mandioca frita
- 500g de mandioca cozida em pedaços
- 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, em fogo baixo, coloque a costelinha com o louro, cubra com água, tampe e cozinhe por 30 minutos depois de iniciada a pressão.
No liquidificador, bata todos os ingredientes do molho até ficar homogêneo e despeje em uma panela. Leve ao fogo baixo por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Escorra a costelinha e coloque em uma fôrma média. Pincele com o molho e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos, pincelando com o molho de tempos em tempos. Para a mandioca frita, passe a mandioca na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca.
Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite a mandioca até dourar. Escorra sobre papel-toalha e coloque em uma travessa. Acrescente a costelinha e sirva.
Restaurante também se destaca pelo sorvete de pamonha
Outra delícia do menu de A Casa do Porco é o sorvete de pamonha, tido como “dos deuses” pelos clientes. Confira também duas receitas de sobremesa incríveis que têm o milho como ingrediente principal:
Pamonha no copinho com goiabada
Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 6 espigas de milho
- ½ lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
Cobertura
- 1 xícara (chá) de goiabada em cubos
- ⅓ xícara chá) de água
Modo de preparo
Rale as espigas de milho em um ralador grosso, despeje no liquidificador e bata junto com o leite condensado, o leite, a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Despeje em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar.Desligue e distribua em copinhos de acrílico pequenos, deixando 1 cm da borda. Leve à geladeira por 1 hora.
Para a cobertura, leve ao fogo baixo a goiabada com a água até formar uma calda. Desligue e deixe amornar. Divida entre os copinhos sobre a pamonha e volte à geladeira por mais 1 hora. Retire e sirva.
Sorvete cremoso de milho verde
Tempo: 1h (+3h de congelador)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 6 espigas de milho verde
- 1 litro de leite
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher (sopa) de liga neutra
- 1 colher (chá) de emulsificante
- Canela em pau e em pó para decorar
Modo de preparo
Lave as espigas e retire os grãos com uma faca rente ao sabugo. Despeje no liquidificador e bata com metade do leite até homogeneizar. Passe por uma peneira ou aperte em um pano até sair todo o líquido. Descarte o bagaço e despeje o líquido coado em uma panela. Adicione o açúcar, o leite condensado e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar.
Deixe esfriar, misture o creme de leite, a liga neutra e despeje em um pote com tampa. Leve ao congelador por 1 hora. Retire, despeje na tigela da batedeira, adicione o emulsificante e bata por 5 minutos em velocidade média. Volte ao congelador por 30 minutos e repita o processo de bater na batedeira por mais 2 vezes. Retire e sirva em taças polvilhado com canela e decorado com canela em pau.
Receitas: Guia da Cozinha