Beleza

5 mitos e verdades sobre truques de beleza que são trends na internet

Especialista esclarece os truques de beleza da internet que funcionam e os que podem ser perigosos para a saúde da pele

Esfoliação com café pode causar danos a pele se não for feita corretamente - Foto: Shutterstock

As redes sociais estão repletas de receitas caseiras e truques de beleza com a promessa de renovar e melhorar a aparência da pele de forma simples. Mas será que tudo o que viraliza na internet é realmente confiável? Para esclarecer essa dúvida e ajudar a evitar problemas para a sua pele, a esteticista e dermaticista Patrícia Elias analisou cinco trends de beleza que bombam nas redes sociais e esclarece o que é mito ou verdade por trás de cada uma delas. Veja a seguir:

Pode usar leite de magnésia como primer?

O leite de magnésia tem conquistado espaço como primer caseiro graças à sua ação matificante, resultado da presença de magnésio, zinco e titânio em sua composição. Ele realmente ajuda a controlar a oleosidade da pele e prolonga a durabilidade da maquiagem. No entanto, a especialista alerta que o produto não foi desenvolvido para uso dermatológico e tem um pH incompatível com o da pele, o que pode causar alergias, dermatites e irritações, principalmente em peles sensíveis. “Embora traga efeitos imediatos, o uso contínuo pode comprometer a saúde da pele. Prefira dermocosméticos específicos”, recomenda Patrícia.

Pó de pedra hume como desodorante?

A pedra hume em pó atua como antitranspirante natural, ao obstruir os poros e reduzir a transpiração, porém ela não tem ação antibacteriana. Isso significa que não elimina o mau odor causado por bactérias. Para quem busca uma opção mais completa, a especialista sugere misturar o pó com óleos essenciais como lavanda (aroma agradável) ou melaleuca (ação antisséptica). “É funcional na redução do suor, mas não substitui os desodorantes com ação contra fungos e bactérias”, reforça Patrícia. 

Esfoliar a pele com borra de café funciona?

Popular e acessível, a borra de café pode, sim, ser usada como esfoliante natural. No entanto, aplicar o material diretamente no rosto, sem diluição, pode agredir a pele. A recomendação é combinar a borra com mel, sabonete líquido ou gel de aloe vera. Esses ingredientes reduzem o atrito e ainda agregam benefícios, como hidratação, ação cicatrizante e calmante. “Movimentos suaves e sem pressão excessiva garantem uma esfoliação eficaz e segura”, orienta a esteticista.

Rodela de pepino ajuda a reduzir olheiras?

Clássico dos truques de beleza, o pepino realmente ajuda a desinchar os olhos, mas apenas se estiver gelado. O frio promove vasoconstrição, que diminui o acúmulo de líquidos e melhora a circulação. A aplicação ideal é de 15 a 20 minutos pela manhã, com finalização por uma leve massagem linfática. “O método não trata olheiras pigmentares, vasculares ou estruturais. Nestes casos, é preciso intervenção profissional”, ressalta Patrícia. 

Vinagre de maçã equilibra o pH da pele?

Apesar da fama, o uso de vinagre de maçã na pele é controverso. Por ser ácido, pode causar queimaduras, irritações e desequilíbrio da barreira cutânea, especialmente em peles sensíveis. Como alternativa, a esteticista recomenda a água de coco que é um tônico natural rico em minerais e vitaminas, com efeito hidratante e refrescante. “A água de coco é uma aliada real da pele e da saúde, inclusive sendo usada historicamente como substituto emergencial de soro hospitalar”, lembra.

Não use produtos na pele sem orientação médica

Embora certos truques de beleza que viralizam nas redes sociais possam oferecer benefícios no skincare, é muito importante se atentar a possíveis riscos para a saúde da derme. Assim, a esteticista reforça que o ideal é sempre buscar orientação médica especializada para evitar danos invisíveis à pele que só se manifestam com o tempo. “Beleza com consciência deve ser o filtro da internet”, conclui Patrícia Elias.

Mais notícias como essa

Receitas

Segundo especialista, esses são os 5 segredos que vão te ensinar como fazer um hambúrguer caseiro com sabor de clássico

Saúde

O glaucoma é uma doença crônica e silenciosa, que pode causar cegueira irreversível se não for devidamente tratada

Comportamento

Muitas mulheres sentem uma solidão no período do puerpério; entenda por que isso ocorre e como lidar com o sentimento

Saúde

Após análise de mais de 221 mil mulheres, pesquisa apontou que aquelas que já usaram a pílula apresentaram um risco 26% menor de câncer...

Sair da versão mobile