Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Acne no couro cabeludo pode sinalizar desequilíbrios invisíveis e exige tratamento adequado
Acne no couro cabeludo pode causar dores e levar a infecções - Foto: Shutterstock

Beleza

Acne no couro cabeludo: especialista explica como tratar

Acne no couro cabeludo pode sinalizar desequilíbrios invisíveis e exige tratamento adequado

Apesar de pouco comentada, a acne no couro cabeludo é uma condição frequente que merece atenção e cuidados especiais. Confundida com outras condições semelhantes, como a foliculite, ela pode surgir como espinhas, caroços ou pústulas ao longo da linha do cabelo ou sob os fios, causando incômodo e dor em alguns casos.

De acordo com a dermatologista Mayla Carbone, entre as causas do problema estão fatores como oleosidade excessiva, acúmulo de resíduos de produtos capilares. No entanto, estresse, poluição, suor excessivo e até uso inadequado de bonés e chapéus podem causar a condição. Além disso, o uso frequente de cosméticos capilares, como pomadas, sprays e finalizadores também pode obstruir os poros e piorar o quadro.

“A limpeza do couro cabeludo deve ser feita com xampus adequados, preferencialmente sem sulfatos e não comedogênicos, respeitando a frequência de lavagens indicada para cada tipo de pele”, alerta a profissional membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Cuidados preventivos 

Para tratar a acne no couro cabeludo, Mayla reforça que o ideal é buscar orientação dermatológica antes de recorrer a receitas caseiras ou produtos aleatórios. “Muitas vezes, o tratamento envolve o uso de produtos tópicos com ação anti-inflamatória, antibacteriana ou até medicamentos via oral, dependendo da gravidade. O diagnóstico preciso evita complicações, como infecções mais profundas ou cicatrizes”, completa.

Além do tratamento para melhorar os sintomas da condição, também é fundamental adotar cuidados para prevenir o problema. Entre as medidas que ajudam a manter o couro cabeludo saudável estão: evitar dormir com o cabelo molhado, limpar escovas e pentes com frequência e reduzir o uso de produtos pesados. Confira as dicas:

  • Lave os cabelos regularmente com um xampu sem sulfato e não comedogênico;
  • Evite o acúmulo de finalizadores, sprays e óleos na raiz;
  • Não durma com os cabelos úmidos ou molhados;
  • Higienize pentes, escovas e acessórios como bonés e chapéus com frequência;
  • Antes de higienizar o couro cabeludo, remova primeiro os resíduos da região,
  • Mantenha a alimentação equilibrada e reduza o estresse, que pode agravar quadros de acne.

Mais notícias como essa

Saúde

Com sintomas que se confundem com resfriados, a bronquiolite pode evoluir rapidamente e exige atenção especial de pais e cuidadores

Beleza

Dermatologista alerta para os riscos de tomar banho muito quente e dá dicas para evitar problemas dermatológicos e capilares

Beleza

Muitas pessoas têm dificuldades na hora de remover a cutícula e acabam até se machucando; veja dicas para evitar problemas

Saúde

Oftalmologista orienta sobre prevenção e tratamento do glaucoma, doença que não tem cura, mas pode ser controlada