Para muitos pais, o momento da refeição é repleto de desafios, principalmente quando os filhos fazem birras e são resistentes em aceitar alimentos saudáveis. No entanto, é possível lidar com esses comportamentos utilizando algumas estratégias simples que ajudam a conquistar a aceitação das crianças. Abaixo, a nutricionista Ana Cristina Silveira Martins, coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Paulista, trouxe algumas dicas para ajudar os pais a evitarem birras na hora da refeição. Confira:
Monte pratos divertidos
A forma como as comidas são apresentadas pode fazer toda a diferença. “Uma boa dica é misturar alimentos novos com aqueles que a criança já gosta. Além disso, utilizar cortes ou formatos divertidos, assim como criar pratos coloridos, pode chamar a atenção dos pequenos”, afirma a nutricionista.
Conte historinhas
Construir um ambiente imaginário costuma ajudar a diminuir o estresse bem como evitar birras na hora de comer. “Transformar refeições em aventuras, como chamar brócolis de ‘árvores verdes’, por exemplo, pode engajar a imaginação da criança”, sugere Ana Cristina.
Leve a criança para a cozinha
Outra estratégia eficaz para evitar birras durante a refeição é envolver os pequenos no processo de escolha e preparo dos alimentos. “Isso pode gerar mais interesse e tornar o momento mais divertido”, pontua a especialista.
Não force a criança a comer
A refeição deve ser um momento de aprendizado e conexão. “Evite forçar a criança a comer. Dê espaço para ela experimentar as novas opções no ritmo dela”, recomenda a nutricionista.
Não use a comida como barganha
Usar a comida como recompensa ou ameaçar colocar a criança de castigo também não é recomendado. “Isso pode criar uma relação emocional negativa com os alimentos”, pontua Ana Cristina.
Crie uma rotina alimentar
Também é importante criar uma rotina de refeições para construir um hábito nos pequenos. “Estabelecer horários regulares ajuda a evitar lanches excessivos, que podem reduzir o apetite na hora certa”, explica a especialista.
Tenha paciência
A paciência proporciona um ambiente mais seguro para as crianças, diminuindo suas resistências. De acordo com Ana Cristina, com a adoção dessas práticas, os responsáveis têm a oportunidade de tornar a hora das refeições uma experiência mais calma e agradável para os pequenos.
