As doenças alérgicas e infecciosas como rinite, asma e conjuntivite, por exemplo, são comuns no inverno e podem ter impacto severo na saúde e bem-estar, especialmente de crianças e idosos. Felizmente, existem algumas plantas medicinais que podem ajudar a aliviar os sintomas e as crises. Abaixo, a biomédica e farmacêutica Jeane Nogueira, especialista em fitoterapia clínica, separou cinco plantas medicinais que podem auxiliar no tratamento dessas alergias e infecções. Confira:
1. Cebola
Usada para condições como rinite alérgica e asma, a cebola possui quercetina, um flavonoide antialérgico encontrado em diversos outros alimentos, como maçã e brócolis. Ela atua inibindo a liberação de histamina, uma das principais substâncias envolvidas nas reações alérgicas, reduzindo processos inflamatórios. Além disso, possui ação antiviral e inibe enzimas que intensificam essas reações.
2. Urtiga
A urtiga, cientificamente conhecida como Urtica dioica, também ajuda a aliviar algumas alergias de inverno, como rinite alérgica crônica e asma. Isso porque ela possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antimicrobianas e analgésicas, que contribuem para a redução geral da inflamação associada às reações alérgicas.
3. Sabugueiro
O sabugueiro, conhecido cientificamente como Sambucus nigra, auxilia na recuperação de resfriados e gripes e no alívio de sintomas de rinites, sinusites e conjuntivites. O consumo geralmente ocorre por infusões. Porém, as bagas do sabugueiro precisam estar cozidas antes do consumo, pois em estado cru ou imaturo, podem conter propriedades tóxicas.
4. Guaco
O guaco, conhecido cientificamente como Mikania glomerata, é uma planta medicinal empregada para o tratamento de diversas afecções respiratórias, incluindo bronquite, tosse e asma. Além disso, os fitoconstituintes presentes nas folhas do guaco, como o dicumarol, é um dos principais responsáveis por seus efeitos.
5. Eucalipto
O eucalipto, da espécie Eucalyptus globulus, é indicado para o tratamento de diversas afecções respiratórias, incluindo a asma. O principal fitoquímico do eucalipto é o eucaliptol, que demonstra uma ação proeminente no sistema respiratório. Por isso ele é muito utilizado em inalações.
