Com a chegada do verão, as pessoas sempre começam a buscar mais ainda a perda de peso de forma saudável. E não é só isso. Muita gente também usa esse momento para tentar melhorar seu condicionamento físico e a saúde de um modo geral.
E você sabia que uma das formas de fazer isso é praticando tênis? Exatamente, esse esporte é cheio de vantagens, pois é um exercício cardiovascular que oferece inúmeros benefícios como fortalecimento muscular, queima de calorias e desenvolvimento de agilidade.
A seguir, Paolo Sciavicco, médico e franqueado da Fast Tennis, rede de academias de tênis, explica 3 dos benefícios do tênis que são razões para praticá-lo:
Condicionamento físico
Por ser um esporte que envolve movimentos rápidos e intensos, como pequenas corridas e saltos, o tênis proporciona aos praticantes aumento do condicionamento.
“Os movimentos contínuos das partidas fortalecem os músculos e ajudam a desenvolver resistência cardiovascular. Por ser uma atividade que exige explosão, trabalha diretamente com os músculos das pernas, glúteos, abdômen e braços. A prática regular também fortalece o sistema circulatório e auxilia na prevenção de doenças vasculares, graças ao aumento da circulação sanguínea e fortalecimento muscular proporcionado pelo jogo”, explica o médico.
Perda de peso
O tênis tem também benefícios na perda de peso, pois é um aeróbico de alta intensidade, queimando bastante calorias. “O tênis melhora a aptidão física, melhorando a resistência e a capacidade aeróbica. Dessa forma, aliado a uma dieta balanceada, o tênis é benéfico para o controle do peso, já que possui alto gasto calórico”, afirma o especialista.
Isso sem contar que, por ser algo menos monótono do que uma esteira, por exemplo, muitas pessoas conseguem praticar o tênis por mais tempo e com mais vontade.
Saúde mental
Por fim, o tênis também melhora a saúde mental e promove interações sociais.
“As partidas proporcionam oportunidades para socialização, fortalecendo laços sociais e contribuindo para o bem-estar. É um esporte social que oferece oportunidades para interações positivas. A competição amigável e as parcerias em duplas incentivam o trabalho em equipe, construindo laços sociais e promovendo o bem-estar emocional”, completa o médico.