Você já ouviu falar de massagem Ayurvédica? Apesar de o nome ainda não ser tão amplamente conhecido, essa é uma técnica milenar da medicina tradicional indiana e tem sido cada vez mais usada para combater o estresse e as tensões do dia a dia na vida moderna.
A prática vai além do alívio muscular, trazendo autocuidado, equilíbrio, harmonia e uma conexão profunda entre corpo e mente. De acordo com Gizelle Monteiro, massoterapeuta e sócia fundadora da rede Eliá Spa, a massagem Ayurvédica utiliza manobras inspiradas no Yôga, atuando de forma profunda na musculatura, articulações e sistemas vitais do corpo.
A seguir, entenda mais sobre os benefícios dessa prática:
Vantagens da massagem Ayurvédica
São várias as vantagens desse tipo de massagem, segundo a especialista. “É uma terapia completa que, ao liberar pontos de tensão, reduz o estresse e proporciona uma sensação de leveza e bem-estar. Essa abordagem holística promove a redução das dores físicas e um equilíbrio emocional que facilita a conexão com o próprio corpo”, afirma Gizelle.
Isso sem contar o relaxamento profundo e duradouro que os óleos essenciais usados durante a massagem prometem. O pó especial que é o segredo da massagem, feito com mesocarpo de babaçu e gengibre, aquece os músculos, facilitando a circulação sanguínea e linfática e fortalecendo a imunidade.
“A ativação do fluxo sanguíneo garante que os nutrientes circulem com eficiência, enquanto o sistema linfático elimina toxinas e revitaliza o corpo”, explica a especialista do Eliá Spa.
Outro diferencial da massagem Ayurvédica é o foco no realinhamento postural, ideal para quem sofre com dores decorrentes de má postura. “Esses incômodos ficam menores, e muitos pacientes relatam uma sensação de leveza e uma redução significativa das dores já nas primeiras sessões”, afirma Gizelle.
Por fim, a massagem tem potencial para desintoxicar o corpo e aumentar a flexibilidade. Ou seja, a técnica tem uma variedade de benefícios. Mesmo assim, é importante conferir com o seu médico se ela é uma boa opção para você, pois ela pode ter certas contradições, apesar de raras.