Depois de causar polêmica com seu comportamento, Vanessa Lopes desistiu do BBB 24 na última sexta-feira (19). A tiktoker começou a preocupar o público e os outros participantes após passar dias falando sozinha e criando teorias da conspiração.
No X, antigo Twitter, internautas comentaram sobre um possível surto psicótico e que Vanessa Lopes poderia estar passando por uma situação mentalmente complicada devido ao andamento do programa.
A psicóloga Vanessa Gebrim, pós-graduada e especialista em psicologia pela PUC-SP, explica que um surto psicótico é um conjunto de sintomas que, geralmente, estão associados a transtorno mental pré-existente, abuso de drogas e situações de estresse intenso.
“Na maior parte dos casos, ele dura um breve período de tempo em que a pessoa experimenta ideias paranóicas ou extremamente desorganizadas”, comenta ela.
Os sintomas de um surto psicótico, segundo a especialista, incluem sinais de confusão, isolamento social e alucinações. Também é comum paranoia, comportamentos estranhos, alterações no ciclo sono-vigília ou uma mudança extrema na personalidade.
Caso de Vanessa Lopes preocupa
No programa da última quinta-feira (18), o apresentador Tadeu Schmidt ressaltou que Vanessa Lopes conversou com uma psicóloga e que estava firme no jogo. No entanto, ela deixou a competição na tarde da última sexta-feira (19).
A psicóloga Vanessa Gebrim diz que é sempre importante manter a pessoa sob vigília e analisar as manifestações psíquicas que ela estiver apresentando. Ela pode se sentir vigiada ou perseguida, o que aumenta as chances de fuga e de atitudes impulsivas.
“Se a pessoa não está bem, melhor seria tratar para que não abale mais ainda o psicológico. Ela pode piorar ainda mais já que não está bem. Pode aumentar a ansiedade, agitação e por aí vai”, aponta.
Vanessa desistiu do BBB
Antes da desistência de Vanessa Lopes do BBB 24, o pai dela publicou um vídeo falando sobre a filha. Ele contou que Vanessa havia passado por diversos processos rigorosos para entrar no BBB e que a família mantinha contato com a produção.
Havia também a possibilidade da família da tiktoker tirá-la do programa, se considerasse necessário. Contudo, a advogada Taiara Rotta explicou que tudo iria depender do contrato firmado entre o programa e a participante.
“A exposição que o jogador se coloca pode trazer novos seguidores como deixarem de segui-lo quando verem quem realmente é o participante. Não tem como responder precisamente sem ter acesso ao contrato, considerando que a regra entre as partes é o contrato. Este foi assinado por livre e espontânea vontade de quem participa”, diz.