Com a chegada das altas temperaturas, é comum a vontade de iniciar o famoso “projeto verão”, não é mesmo? Porém, o desejo de emagrecer rapidamente, em um curto espaço de tempo, acaba levando muitas pessoas a optarem por dietas restritivas que podem trazer riscos à saúde.
Nesse sentido, Matheus Motta, nutricionista do programa de emagrecimento VigilantesdoPeso, preparou uma lista com 5 dicas valiosas para perder peso de forma saudável e deixar o corpo pronto para o verão. Confira!
Pratique exercícios físicos
Atividades físicas aumentam o gasto de calorias e aceleram o processo de perda de gordura. O aeróbico, como corrida, bicicleta ou dança, por exemplo, é o tipo que mais auxilia na queima de gordura. Apesar disso, é mais importante entender o que funciona para você e te dá satisfação em fazer.
Evite o excesso de açúcar e sal
Por gerar maior acúmulo de gordura, o excesso de açúcar refinado pode provocar ganho de peso. Por isso, é preciso tomar cuidado com a quantidade de açúcar nos alimentos, inclusive os industrializados.
Já o consumo excessivo de sal pode provocar inchaço e, consequentemente, aumento do volume abdominal. Além disso, também pode contribuir para o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.
Beba bastante água
Ingerir a quantidade correta de água ajuda a evitar a desidratação e a retenção de líquidos, pois quando o corpo está desidratado, os músculos, órgãos e células não funcionam da maneira que deveriam. Vários processos do corpo como um todo acabam sendo impactados, entre eles, os de eliminação de toxinas e queima de gorduras.
Coma frutas, vegetais e legumes
Combinar sua proteína com uma salada com grande variedade de verduras e legumes aumenta a saciedade e a quantidade de fibra da alimentação, auxiliando no controle da glicose no sangue. Além disso, trocar um doce por uma fruta da estação é uma opção saudável que pode aliviar a vontade do açúcar.
Crie um planejamento alimentar
Montar um cardápio para uma semana, fazer uma lista de compras e planejar as refeições de antemão podem ajudar a colocar o “projeto verão” em prática. Assim, você aprende a conhecer melhor seu metabolismo. Isso auxilia na identificação do que funciona para o seu corpo, contribuindo para a manutenção de uma dieta ideal e personalizada, fundamental para que você chegue ao seu objetivo.