Manter o corpo ativo é primordial para uma vida mais saudável, por isso é tão importante praticar exercícios. E aqui vale tudo: você pode ir além da tradicional musculação e apostar em atividades, como a corrida. Por oferecer a possibilidade de ser praticada ao ar livre e não exigir muitos equipamentos, a modalidade ganhou o coração de muitos adeptos.
Mas não pense que basta sair de casa e começar a correr, viu? Essa é uma atividade que exige muitos cuidados antes e durante a prática. Por isso, separamos a seguir 6 informações que você precisa saber antes de incluir a corrida na rotina, de acordo com a educadora física Thaís Ghendov. Confira a seguir!
A orientação médica é muito importante
Na verdade, essa dica vale para qualquer atividade física. Antes de começar algo novo, é essencial buscar um médico e realizar exames. Isso vai te ajudar a entender e a saber se seu corpo está preparado para o ritmo.
É preciso fortalecer a musculatura antes
O ideal antes de fazer corrida é fortalecer os músculos que você usará nessa atividade. Você pode fazer isso tanto na academia quanto em casa. Inclusive, há vários vídeos on-line de profissionais ensinando os movimentos corretos.
Exercícios educativos são essenciais
Após o fortalecimento, você pode procurar pelos chamados “exercícios educativos”. Eles servem para melhorar cada movimento da corrida e ajudar com a postura correta. “Eles funcionam como uma dança: primeiro, nós pegamos os passos de cada parte da música, depois, treinamos várias vezes cada um deles e, por fim, juntamos tudo para criar a coreografia”, explica Thais, que atende pelo GetNinjas.
Invista em calçados adequados
Um calçado inadequado vai diminuir o seu rendimento na corrida e ainda pode facilitar o surgimento de lesões. Portanto, use sempre um tênis com a maciez correta (nem pouca e nem exagerada), que seja confortável e que não tire sua percepção do contato com o solo.
É preciso manter constância
E aqui a dica vale não apenas para a corrida, mas para todas as atividades físicas no geral. O ideal é se exercitar pelo menos três vezes por semana. Você pode alternar fazendo exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua, por exemplo.
O importante nesse sentido é manter a constância. Aliás, fica até mais difícil de atingir sua meta — seja ela qual for — sem essa regularidade.
Não tenha pressa
Nada de começar com corridas mais longas! É melhor iniciar com treinos intercalando corrida e caminhada ou corrida e descanso, para acostumar o corpo. Ah, e o mais indicado é começar sempre na esteira e só então ir para a rua.