Saúde

Você sabia? Estresse pode impactar saúde bucal; entenda

Problemas de saúde bucal, como bruxismo, ATM, desgastes ou quebra de dentes, podem aparecer por conta do estresse

Veja relação entre estresse e saúde bucal - Shutterstock

No final do ano, muitas vezes, o cansaço e estresse acumulado ao longo dos meses pode piorar ou gerar diversos problemas no organismo, inclusive de saúde bucal. Segundo o dentista Fernando Viek, diretor da Viek Odontologia, é nesse período que surgem mais pessoas buscando atendimento por questões como bruxismo, ATM, desgastes ou quebra de dentes.

“Neste período, a procura por tratamentos relacionados principalmente ao bruxismo, que é o apertamento dos dentes, mais do que dobra. Isso tem muito a ver com o estresse. E, em decorrência do bruxismo, outros problemas aparecem. É o caso de dores de cabeça frequentes, dores musculares, dores na articulação e inclusive fraturas ou perdas de dentes”, detalha o dentista.

Contas extras, metas para bater, encontros familiares, encerramentos… são muitas as formas pelas quais o fim de ano pode te consumir e acabar causando estresse e, consequentemente, os problemas bucais.

“Muitos pacientes se queixam na clínica de que os seus dentes ou as restaurações estão quebrando com frequência, o que não é normal. Eles passam por isso como consequência da sobrecarga provocada pelo apertamento dos dentes. Nesse momento do apertamento, a força é excessiva”, destaca o dentista.

Tratamento multisetorial

O bruxismo, na maioria das vezes, pode melhorar com o uso de uma placa bucal. Porém, há outras queixas de saúde bucal ligadas ao estresse que podem precisar de outras medidas. E, como os problemas vêm do estresse, é preciso dar atenção também para suas causas, que podem estar em várias áreas da vida.

“Entre os fatores que ajudam a controlar o problema estão a atividade física regular, uma alimentação mais leve antes de dormir e, claro, o acompanhamento com o dentista para tratar os dentes que foram afetados, perdidos ou desgastados, além de combater o bruxismo e outras causas que possam surgir”, detalha Fernando Viek.

Assim, aposte sempre no tratamento multisetorial, para que os sintomas não apenas melhores, mas não voltem mais.

Mais notícias como essa

Pets

Especialista explica cuidados necessários com os pets no calor, como evitar atividades físicas intensas e não deixar o pet sozinho no carro

Casa & Decor

No verão, muitas pessoas aumentam o consumo de energia por conta do uso de aparelhos como o ar-condicionado, mas é possível diminuir isso

Saúde

Especialista alerta para os riscos do consumo excessivo de álcool e ensina como manter a saúde vocal nas festas de fim de ano

Comportamento

Silêncio e solitude podem ser caminhos para alcançar clareza emocional e equilíbrio mental

Sair da versão mobile