As cólicas menstruais, dependendo da intensidade, podem atrapalhar a rotina das pessoas que menstruam, dificultando atividades do dia a dia como trabalhar e praticar esportes. No entanto, há uma série de exercícios físicos que podem ser feitos para aliviar esse desconforto.
“O importante é optar por atividades físicas que sejam agradáveis e seguras, e praticá-las regularmente ao longo de todo o ciclo menstrual, incluindo durante o período menstrual”, orienta a educadora física Rafaela Verona, que listou alguns exercícios para amenizar as cólicas menstruais. Veja abaixo:
1. Alongamento
O alongamento relaxa os músculos abdominais e reduz a tensão. Deitar-se de costas e dobrar os joelhos em direção ao peito e segurar essa posição por cerca de 30 segundos e depois soltar.
2. Ioga
Algumas poses de ioga podem aliviar as cólicas menstruais. Ajoelhar no chão, esticar os braços para a frente e abaixar a cabeça em direção ao chão, por exemplo, pode ajudar a relaxar os músculos abdominais e aliviar a tensão.
3. Caminhada
Caminhadas leves estimulam o fluxo sanguíneo e reduzem a inflamação, melhorando a dor abdominal. Caminhar por 20 a 30 minutos em um ritmo confortável já é o suficiente para reduzir as cólicas.
4. Exercícios aeróbicos de baixo impacto
Exercícios aeróbicos de baixo impacto como a bicicleta ergométrica ou a esteira, aumentam o fluxo sanguíneo e reduzem a inflamação. O ideal é começar devagar e ir aumentando a intensidade gradualmente.
5. Pilates
O pilates ajuda a melhorar o equilíbrio e a postura, além de fortalecer os músculos abdominais. Esses benefícios auxiliam no desconforto associado às cólicas menstruais.
Atenção ao se exercitar
Para realizar esses exercícios, a profissional lembra que é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade e ter atenção com o corpo. “É fundamental ouvi-lo e fazer o que for confortável para você. Com o tempo, você pode encontrar o exercício que melhor alivia suas cólicas menstruais”, finaliza a professora da academia UPX Sports, de Curitiba.