Você sabia que alguns alimentos e bebidas podem piorar as crises de enxaqueca ou até ativá-las? Pois é! Essa condição neurológica é comum pode sim ser influenciada por aquilo que você ingere. Tanto é que uma dieta equilibrada, contendo a ingestão de alimentos saudáveis e bastante água, costuma ser uma das dicas para evitar que as crises de enxaqueca apareçam com tanta frequência.
Segundo Nadya Caroline Mambelli Magri, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição de uma instituição de ensino privado, as comidas e bebidas que servem de gatilho para a enxaqueca podem depender de pessoa para pessoa, já que cada organismo tem uma sensibilidade diferente aos alimentos. Assim, é preciso fazer uma avalição com um especialista e entender o que evitar comer e beber ou não.
Porém, existem alguns alimentos e bebidas que, no geral, costumam ser contraindicados para evitar crises de enxaqueca, por terem chances de piorar a dor. Confira quais são eles a seguir:
Café
Entre as bebidas, uma das que não boas para ingerir durante uma crise de enxaqueca é o café. Isso porque, apesar de ser saudável quando tomado sem exageros, ele pode acabar aumentando a dor se a pessoa for mais sensível.
Mas calma! Isso não quer dizer que você deva simplesmente parar de tomar aquele cafezinho diário de uma só vez, viu? Aliás, fazer isso de forma brusca pode até ter um efeito indesejado, inclusive ativando uma crise de enxaqueca.
“Não é recomendável simplesmente privar o indivíduo do consumo, o correto é realizar um diagnóstico adequado que possibilite tratamento para evitar as crises. Além disso, a simples retirada de um determinado alimento da dieta pode acarretar deficiências nutricionais que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo”, explica Nadya.
Bebidas alcoólicas
Outro tipo de bebidas que é contraindicado durante as crises de enxaqueca são as alcoólicas. Assim, beber aquele vinho tinto, aguardente ou cerveja, por exemplo, podem servir como gatilhos para as suas dores.
Alimentos enlatados, em conserva ou ultraprocessados
Passando para as comidas, os alimentos enlatados — assim como os em conserva —, podem acabar ativando crises de enxaqueca. Os alimentos ultraprocessados também são possíveis gatilhos, uma vez que contêm muitos corantes, conservantes e aditivos artificiais.
Outras comidas
Além das comidas enlatadas, em conserva ou ultraprocessadas, existem também outras que têm o risco de piorar a enxaqueca. Os queijos maturados, a carne de porco, o chocolate, os derivados do leite e as frutas cítricas, entram nessa lista.
Outra dica é ficar de olho nos aditivos alimentares que aparecem na embalagem nutricional dos alimentos. Isso porque alguns deles, como o aspartame, o glutamato monossódico e o nitrato de sódio e diversos corantes são gatilhos para a enxaqueca.
Fontes: Nadya Caroline Mambelli Magri, nutricionista coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera; e Saúde em Dia.