Saúde

Prótese de silicone: especialista explica quando você deve trocá-la

Cirurgiã plástica comenta como a recomendação sobre a quando trocar a prótese de silicone atualmente é diferente do que já foi no passado

Entenda mais sobre o silicone - Foto: Shutterstock

Praticamente toda mulher que possui prótese de silicone já teve ou tem dúvidas sobre quando trocá-la. Isso porque, apesar de, no passado, os médicos terem recomendado a troca a cada 10 anos, isso não é mais necessariamente a norma, então as informações diferentes acabam confundindo muitas pessoas.

“Desde que esteja tudo bem, elas não precisam mais de substituição a cada 10 anos, como era a sugestão no passado. Hoje em dia, além dos avanços, os materiais também passaram a ter maior resistência, maior revestimento de silicone e gel mais coeso, o que minimiza riscos de vazamento e reduz a necessidade de trocas”, explica Luiza Hassan, especialista em cirurgia estética e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Mas, então, em que situações é necessário trocar a prótese de silicone? Descubra a seguir:

Quando trocar a prótese de silicone?

Hoje em dia, a troca se faz necessária em alguns casos específicos.

“A contratura capsular é um dos problemas mais comuns que podem exigir a troca. Trata-se de um tecido fibroso cicatricial que se forma ao redor da prótese e se torna rígido, comprimindo a prótese e causando desconforto ou aparência indesejável nas mamas”, diz a especialista. Ademais, caso haja a ruptura a prótese, também deve haver a troca.

Além dos aspectos médicos, fatores estéticos também podem motivar a substituição dos implantes: “Com o passar do tempo, a forma das mamas pode mudar devido ao envelhecimento, à gravidez, à perda da elasticidade da pele, a mudanças de peso ou, simplesmente, devido à lei da gravidade. Isso pode levar à insatisfação com a aparência das mamas, fazendo com que a paciente considere uma nova cirurgia para melhorar o resultado estético”, detalha.

Sobre tamanho, Luiza explica que tem sido cada vez mais comum o desejo por implantes menores, mais leves e com resultados mais naturais. “As mulheres podem optar por substituir as próteses e alterar volume, projeção, formato ou até trocar o plano, conforme a necessidade do caso”, comenta.

Por fim, a profissional deixa claro que, em todos esses casos, alguns cuidados são necessários.

“Cada situação é única e dependerá das condições da mama e alterações encontradas. Mas evitar esforços, uso do sutiã cirúrgico, cuidados com as cicatrizes e seguir orientações médicas específicas de acordo com cada caso são importantes para uma boa evolução, durabilidade e satisfação com o novo resultado”, conclui.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

Uma alimentação equilibrada pode te ajudar a ter unhas e cabelos mais fortes e belos; veja o que adicionar na dieta

Saúde

Problema comum entre os brasileiros, a sensibilidade nos dentes pode ser agravada por hábitos simples do dia a dia

Casa & Decor

Especialista aponta o que fazer para cuidar das plantas no outono e manter o seu cultivo bonito e saudável

Sair da versão mobile