Aquela história de que os bebês são trazidos para suas famílias pelas cegonhas pode ser só um mito, mas eles podem vir ao mundo de uma maneira bem diferente: nadando! Isso é possível por meio do parto na água, que é como um parto natural, mas que geralmente acontece em uma banheira ou piscina plástica.
Apesar da popularidade recente, muitas mulheres ainda têm medo de realizar o parto na água. Mas um estudo da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, analisou 397 partos na água e 2.025 em ambientes secos e chegou à conclusão de que eles têm uma segurança muito similar.
Ainda assim, isso não significa que ele não exija certos cuidados. No parto na água, por exemplo, é preciso cuidar para que o bebê não perca temperatura corporal de forma muito rápida e por um longo tempo. Por sua vez, esse tipo de parto possui diversos benefícios e pode ser feito por quase qualquer mulher.
Vantagens do parto na água
Para a grávida, a água morna utilizada no parto na água permite uma melhor irrigação sanguínea e um relaxamento da musculatura pélvica. Também traz alívio das dores das contrações e gera sensação de bem-estar.
Já para o bebê, há uma sensação de bem-estar por conta do parto na água. Isso porque há uma temperatura muito próxima à do corpo da mãe, com maior isolamento de sons.
Além disso, o parto na água ainda permite que o (a) acompanhante da grávida possa entrar na banheira para participar e apoiá-la até o nascimento do bebê.
Qualquer mulher pode ter um parto na água?
É preciso que alguns fatores estejam favoráveis para isso: o posicionamento e vitalidade do bebê, a saúde da mãe, a evolução do trabalho de parto, uma boa proporção do tamanho da cabeça do bebê e da pelve da grávida e o bem-estar físico e emocional da mãe no momento do trabalho do parto.
“A futura mamãe precisa estar emocionalmente bem e segura de que o parto na água é seguro para ela e para o bebê. Ela não poder ter medos sobre esse parto, para que estes medos não prejudiquem o trabalho de parto em si”, revela a Dra. Elis Nogueira, Ginecologista e Obstetra.
Pode ocorrer em qualquer ambiente?
Para o parto na água, assim como para outros tipos de parto, é importante ter uma equipe completa (com enfermeira e/ou doula) e um bom ambiente hospitalar, para o caso de uma urgência durante o trabalho de parto.
Nesse sentido, é preciso que o hospital tenha toda essa infraestrutura necessária, incluindo uma sala de parto com maca obstétrica e banheira, para que esse procedimento possa ocorrer.