Saúde

Dormir mal eleva pressão arterial: veja dicas para melhorar o sono

Um sono ruim pode impactar negativamente na saúde do coração, causando inclusive hipertensão; veja dicas para dormir melhor

Com essas dicas, sua rotina de sono vai ficar muito melhor! - Shutterstock

Mais de 30% da população adulta no Brasil sofre de hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde. O problema é que, como essa doença é conhecida por ser “silenciosa”, pode ser difícil descobri-la logo e sérias complicações, como infarto, AVC e insuficiência renal, podem surgir.

Embora fatores como genética, sedentarismo e alimentação sejam amplamente discutidos, um dos vilões menos lembrados, mas igualmente importantes, é o sono. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine revelou que pessoas com apneia obstrutiva do sono, por exemplo, têm risco até três vezes maior de desenvolver hipertensão.

E não é só nos casos de apneia não, viu? O Instituto do Sono, referência em pesquisas no Brasil, aponta que a má qualidade do sono, no geral, está presente em cerca de 60% dos pacientes com pressão alta.

“Distúrbios como apneia, insônia crônica e síndrome das pernas inquietas interferem diretamente na arquitetura do sono, impedindo que o corpo atinja estágios profundos e restauradores. Essa fragmentação do descanso pode causar um desbalanço nos sistemas cardiovascular e hormonal, contribuindo para o aumento da pressão arterial”, explica Sara Giampá, pesquisadora científica do InCor e da Biologix, healthtech especializada em saúde do sono.

Por outro lado, dormir bem é uma ótima medida para ajudar a controlar a hipertensão. O sono deve ser de 7 e 9 horas por noite e em um ambiente adequado e com rotina consistente para contribuir nesse sentido.

Dicas para dormir melhor

A especialista da Biologix reforça que a prevenção começa com hábitos simples e sustentáveis. Para dormir bem e proteger o coração, veja algumas dicas práticas:

  • Evite cafeína e bebidas alcoólicas à noite
  • Reduza o uso de telas pelo menos uma hora antes de dormir
  • Crie um ambiente escuro, silencioso e confortável no quarto
  • Mantenha horários regulares para dormir e acordar
  • Pratique exercícios físicos, mas não muito tarde
  • Considere buscar apoio profissional caso tenha dificuldade persistente para dormir

Fora essas dicas para dormir bem, algumas ferramentas tecnológicas também podem ser de grande ajuda. “Hoje já é possível usar soluções baseadas em inteligência artificial para monitorar a qualidade do sono e entender melhor o que está impactando a sua rotina. Isso permite um cuidado mais preventivo e individualizado”, afirma Sara Giampá.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Comportamento

Especialista explica como reconhecer os sinais e cuidar do bem-estar emocional para evitar complicações para a saúde mental feminina

Estilo de Vida

Muitas vezes, iniciantes na corrida acabam cometendo certos erros, mas aqui você vai encontrar as dicas perfeitas para não passar por isso

Estilo de Vida

Tatuagem é um ritual energético e simbólico que pode mudar sua vida para o bem ou para o mal

Sair da versão mobile