Saúde

Dor ciática: entenda causas, sintomas e tratamento

A dor ciática, além de provocar grande desconforto, pode ser sintoma de lesões na coluna como a hérnia de disco

A dor ciática exige atenção médica se persistente - Foto: Shutterstock

A dor ciática é uma dor leve ou intensa causada pela compressão ou inflamação no nervo ciático. De acordo com a Sociedade Europeia da Coluna, Eurospine, muitos casos de dor ciática se resolvem em até seis semanas e sem necessidade de tratamento. 

Segundo o ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, André Evaristo Marcondes, a dor ciática é um dos sintomas de hérnia de disco e outros problemas que podem causar a compressão deste nervo.

“O disco herniado, no entanto, é o responsável pela maioria dos casos de dor ciática, pois além de causar compressão, o material do seu núcleo pode vazar e causar irritação ao nervo, devido sua composição química”, aponta o médico. 

Sintomas da dor ciática

A dor ciática se manifesta por toda a extensão do nervo, atingindo, desta forma, as costas, glúteos, coxas e lateral das pernas. O desconforto costuma surgir de forma leve ou intensa e causa sensação de formigamento, queimação e pontadas. Segundo o especialista, a dor torna-se crônica quando persiste por mais de três meses. 

“Existem situações em que o problema foi tratado e a dor não responde. Isso significa que o caso evoluiu para um quadro de dor crônica complexa e intratável, uma das complicações mais temidas desse tipo de lesão. Neste cenário, será preciso uma intervenção específica para estas dores”, esclarece. 

Como prevenir e aliviar as dores?

A prevenção envolve a adoção de hábitos saudáveis para controlar o peso e a postura. Assim, atividades simples, como alongamento, caminhada e exercícios que fortaleçam o abdômen e as costas, auxiliam na sustentação da coluna e evitam o desgaste dos discos intervertebrais. Além disso, existem algumas ações que ajudam a aliviar as dores, tais como:

  • Não ficar muito tempo na mesma posição;
  • Fazer compressas frias ou quentes para conter a inflamação;
  • Ao dormir, utilizar colchões firmes, mas não muito duro ou macio demais;
  • Fazer alongamento de lombar e pernas, com cuidado para não machucar e piorar a inflamação;
  • Tomar analgésicos, anti-inflamatórios ou outros tipos mais específicos de medicação, como anti-depressivos específicos e anti-convulsivantes, com orientação de um médico;
  •  Recorrer a terapias alternativas, como acupuntura.

“Estas dicas ajudam a aliviar o quadro de dor, que pode durar até seis semanas, mas é imprescindível procurar um médico para identificar a manifestação da dor ciática. Dessa forma, a ação será na causa, com consequente cura ou melhora deste sintoma”, finaliza Marcondes. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile